Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Confiança do empresário de Maceió cai 7,04% em abril, aponta Fecomércio

Pagamento do auxílio emergencial suspenso no 1º trimestre seria um dos motivos do clima de incerteza entre os empresários

O cenário econômico do primeiro trimestre de 2021, com o pagamento do auxílio emergencial suspenso e o aumento número de casos de Covid-19, reforçou o clima de incertezas entre os empresários do Comércio de Maceió. Diante disso, após um quadro relativamente estável que perdurava desde novembro, em abril, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou, em relação a março, uma queda de 7,04%.

Apesar da baixa, de acordo com a série histórica do levantamento, aos 105,5 pontos, o índice ainda apresenta uma expectativa otimista, pois permanece acima dos 100 pontos e continua com um resultado acima do que foi percebido no período mais crítico de 2020, entre os meses de junho e agosto, com registros entre 68,7 pontos e 85,7 pontos. Contudo, na variação anual, o indicador se mostra 15,8% abaixo do mesmo mês do ano passado, quando foi registrado 125,4 pontos.

Leia também

Em abril, aliás, todos os subíndices da pesquisa apresentaram recuo significativo. De acordo com o levantamento, na variação mensal, houve queda de 10,3% em Condições atuais do Empresário do Comércio, o que foi provocado pela contração em seus três índices secundários: Condições Atuais da Economia (-18,6%), Condições Atuais do Comércio (-8,4%) e Condições Atuais das Empresas Comerciais (-6,5%).

Com queda de 7%, o subíndice Expectativas do Empresário do Comércio também compõe esse quadro de baixas, que conta ainda com o recuo de 3,8% em Investimento do Empresário do Comércio. Nos três pilares secundários deste último, o indicador que mensura a contratação de funcionários foi o que mais sofreu impacto negativo, com baixa de 5,1%, enquanto as intenções de nível de investimento caíram 3,5% e a situação atual dos estoques registrou contração de 2,3%.

Para o assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, a queda na confiança do empresário, com recuo generalizado em todos os seus subíndices, é um indício do reflexo do esgotamento financeiro apresentado no primeiro trimestre do ano. “Este resultado pode ser explicado devido a renovação tardia dos auxílios/benefícios que amparam direta e indiretamente o empresariado local e nacional, que seriam, o BEm e o Auxílio Emergencial”, concluiu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas