Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Avanço da Ômicron provoca cancelamentos de viagens e afastamento de trabalhadores em AL

Cerca de 5% dos trabalhadores dos hotéis precisaram se afastar do emprego; ABIH ainda está otimista para o Carnaval 2022

O avanço acelerado da variante Ômicron do coronavírus já está refletindo no turístico em Alagoas. O setor registrou cancelamentos de pacotes de viagens para janeiro e muitos hotéis estão tendo que lidar com o afastamento de trabalhadores adoentados. Apesar deste impacto, o segmento ainda se mantém otimista, levando em consideração que o impacto da Covid-19 ainda é mínimo na atividade turística.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), André Santos, informou que o número de desistências das hospedagens tem se mantido equilibrado com as reservas feitas para o período. Sem falar que a taxa de ocupação prevista para o Carnaval 2022, no fim de fevereiro, permanece acima de 80%.

Leia também

“Para o mês que vem, o reflexo é quase nenhum desta nova onda de Covid-19 nos pacotes fechados. Os associados estão animados e preveem um bom período para o turismo, apesar deste grande número de pessoas infectadas”, destacou o presidente.

Ele revela que muitos turistas estão optando por remarcar as reservas e boa parte não avisa qual o motivo da decisão. “Por isso, não consigo dizer, com propriedade, se a atitude tomada por alguns tenha relação direta com a alta de casos de coronavírus”, avalia.

Algo que preocupa, segundo a ABIH, é a quantidade de funcionários dos empreendimentos que precisam se afastar do trabalho por terem sido infectados. Segundo ele, os afastamentos nestes hotéis variam em torno de 5% a 7%, considerado um percentual pequeno no universo dos trabalhadores contratados.

Já o presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Brandão Júnior, diz acreditar que os ciclos da Covid-19 estão terminando por causa do avanço da vacinação e pela chamada imunidade de rebanho (uma quantidade grande de pessoas que pegaram a doença).

“Pensamos que, nos próximos meses, não estaremos mais sofrendo com intercorrências provocadas pelo coronavírus. Esta é a esperança da Abrasel, em nível nacional. No nosso dia a dia, a Covid não tem causado grandes transtornos, já que as pessoas continuam utilizando máscaras, mantendo o distanciamento e usando o álcool em gel nos nossos estabelecimentos."

Dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) mostram que o primeiro impacto do coronavírus causou uma queda de 58% dos ganhos das agências entre 2019 e 2020 — de R$ 33,9 bilhões para R$ 14 bilhões.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as empresas de turismo ganharam fôlego extra no ano passado com o avanço da vacinação. Em 2021, o faturamento chegou a crescer 22,5%, com a demanda forte para o início deste ano.

Mas a nova variante traz de volta a sensação de incerteza, o que deve desacelerar o ímpeto do setor no primeiro trimestre deste ano, dizem entidades de classe.

Uma sondagem feita pela Abav com associados mostrou que um terço das empresas esperam faturamento 60% maior neste ano que no anterior. Outros 27% esperam alta de 50%. Mas o temor é que a Ômicron tenha entrado em cena para mudar os planos e repetir o baque do início da pandemia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas