Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Alagoas registra queda de 1,7% em vendas no varejo no mês de março

Essa foi a terceira variação negativa no estado nos últimos quatro meses

Alagoas registrou uma queda de 1,7% nas vendas do comércio varejista no mês de março, conforme informações da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a terceira variação negativa nos últimos quatro meses: janeiro (-3,9%) e dezembro (-6,4%) também apresentaram queda e fevereiro registrou alta (1,2%).

Em relação a março de 2020, as vendas no varejo cresceram 3,8% em Alagoas. No acumulado do ano, o setor registra queda de 3,4%, enquanto nos últimos 12 meses acumula redução de 2,6%.

Leia também

No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista caiu 0,6% em março, após variar 0,5% no mês anterior. Assim como em Alagoas, também foi o terceiro resultado negativo nos últimos quatro meses. O varejo, que no mês anterior estava 0,3% acima do patamar pré-pandemia, em março ficou 0,3% abaixo dele. Com o resultado de março, as vendas registram queda de 0,6% no primeiro trimestre e alta de 0,7% no acumulado dos 12 meses.

O recuo no Brasil foi acompanhado por sete das oito atividades investigadas pela pesquisa. O principal impacto negativo veio do setor de móveis e eletrodomésticos, cujas vendas caíram 22,0% em março. O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que essa atividade foi muito influenciada pelo comportamento dos consumidores durante a pandemia.

“No primeiro momento, o setor teve um crescimento acentuado porque, estando em casa, as pessoas repuseram muita coisa tanto em móveis quanto em eletrodomésticos. Mas passada essa primeira fase, não há crescimentos tão expressivos assim. E, quando as vendas diminuem, o setor costuma fazer promoções. Então houve um aquecimento das vendas em fevereiro e essa queda em março”, disse Santos.

Comércio varejista ampliado

Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou uma queda de 3,7% no mês de março. Houve crescimento de 14,3%, no entanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado cresceu (2,2%) e, nos últimos 12 meses, houve ligeira queda (-0,4%).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas