Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Alagoas abriu quase 10 mil empresas no primeiro trimestre: 80% eram MEIs

Em março deste ano, o número total de empresas abertas cresceu 3,6% em comparação a fevereiro

De janeiro a março deste ano, 9.817 novas empresas foram abertas em Alagoas, de acordo com dados do Mapa das Empresas, que é uma ferramenta do Ministério da Economia. Destas, 7.877 são de Microempreendedores Individuais, os MEIs, o que representa 80% dos novos negócios em Alagoas.

Na comparação com o mesmo período do ano passado houve recuo de 6,7% na abertura de novas empresas em Alagoas. Em relação ao fechamento de empresas, Alagoas registrou baixa de 4.572 negócios, sendo que, destes, 3.299 eram MEIs, o que equivale a 72% das empresas fechadas.

Atualmente, 172.540 estão ativas em Alagoas, sendo que 108.078 são MEI, o que equivale a 62%. Segundo o Mapa das Empresas, 12.107 empresas são de comércio de roupas e acessórios. Logo em seguida aparecem os mercadinhos e mercearias, com 8.645 novos negócios, e em terceiro lugar os serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure, com 6.597 negócios.

Um levantamento do escritório de contabilidade Contabilizei, realizado a partir de dados da Receita Federal aponta que mais de 1 milhão de empresas foram abertas no Brasil no primeiro trimestre deste ano. De 1.022.789 milhão de empresas abertas no período, 79% são Microempreendedores Individuais (MEIs). Os outros 21% são micro, pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios.

Em março, o número total de empresas abertas cresceu 3,6% em comparação a fevereiro, e 1,7% em comparação a janeiro. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021 há uma queda de 4,8% no número de novas empresas, mas na comparação com o 1º trimestre de 2020, há um crescimento de 19%.

Artigos Relacionados

“É um número que deve ser comemorado, pois mostra a retomada da nossa economia em um momento em que todos os setores estão conseguindo trabalhar no pós pandemia e, principalmente, mostra o grande potencial dos micro e pequenos empreendedores que representam mais da metade das novas empresas geradas, montante que cresce cada vez mais”, destaca Guilherme Soares, vice-presidente da Contabilizei. Atualmente, são mais de 21 milhões de empresas ativas no Brasil, de acordo com o levantamento.