Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

20% das famílias de AL têm orçamento comprometido com contas em atraso

De acordo com o levantamento, 19,7% das 66 mil famílias nessa condição alegam que não conseguirão regularizar as dívidas

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência de Maceió apontou que o número de famílias alagoanas endividadas registrou o menor índice dos últimos nove meses. Em dezembro, após três quedas mensais consecutivas, a taxa percentual chegou a 66% da população. No entanto, somando as pessoas nessa condição e também as que não possuem nenhuma parcela a ser quitada, é possível dizer que 1 em cada 5 alagoanos tem o orçamento comprometido com contas em atraso.

A pesquisa, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra ainda que, dentre os endividados, isto é, pessoas com alguma parcela a ser quitada, 66 mil famílias possuem dívidas em atraso, ou seja, estão inadimplentes. E, desse total, 19,7% alegam que não conseguirão regularizar as contas no curto prazo, sequer parcialmente. Para efeito de registro, esse montante representa 4,3% da população, abrangendo 13 mil famílias.

No gráfico do endividamento em Alagoas, após emplacar sete meses seguidos de alta desde a mínima (63,2%, em fevereiro), o pico de 2022 foi registrado em setembro, quando 73,2% dos alagoanos se encontravam nessa condição. Nos três meses seguintes, houve uma queda de quase 10%. E, só entre novembro e dezembro, a retração foi de 4%, o que provocou uma redução também na comparação anual, ficando 1% abaixo do patamar apontado em dezembro de 2021.

Artigos Relacionados

Apesar de considerar preocupante a taxa de alagoanos inadimplentes, o assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, acredita que a desaceleração percebida no ritmo de endividamento se deve a uma combinação de fatores. "Em 2022, vimos uma interação positiva entre a evolução otimista no mercado de trabalho, que desencadeou na redução da taxa de desemprego, a queda da inflação e o aumento dos valores das políticas públicas de transferência de renda", observou.

Em meio a esse contexto, o cartão de crédito continua sendo a principal modalidade de uso na aquisição de dívidas. 97,4% dos alagoanos tem alguma parcela a ser quitada no cartão de crédito. Em segundo lugar, estão os carnês, que comprometem o orçamento de 28,4% das famílias.

Para 56,8% dos alagoanos, há entre três e seis meses de dívida a ser regularizada. 31,3% possuem parcelas entre seis meses e um ano e 11,2% tem mais de um ano de parcelas a serem quitadas. Dentre o número de famílias endividadas, 92,5% estão com mais de 10% do orçamento comprometido com alguma compra parcelada ou financiamento. Sendo que, embora a recomendação para se manter com uma vida financeira saudável seja não ultrapassar o limite de 30%, para esse grupo de pessoas, as dívidas comprometem, em média, 30,6% da renda familiar.

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas