Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Xuxa 60 anos: polêmicas, curiosidades e sucesso

Briga com empresária, relacionamentos na mídia, preconceito, casos de assédio. A Rainha dos Baixinhos começou a carreira como modelo nos anos 1980 e uma década depois se tornou uma das celebridades mais bem pagas do mundo

Maria da Graça Xuxa Meneghel. Modelo, atriz, empresária, cantora e uma das maiores apresentadoras da história da televisão brasileira completa 60 anos nesta segunda-feira (27). As comemorações já acontecem há algumas semanas, com a presença ilustre da Rainha dos Baixinhos em diversos programas da Globo. Além disso, ao longo do final de semana, festejou seus pré-60 anos ao lado fãs, amigos e familiares em um navio em alto-mar (veja detalhes aqui).

Xuxa quebrou recordes, encantou multidões, fez sucesso internacional e foi alvo de ataques, fofocas e julgamentos. Linda, alta, loira e famosa, foi o centro de todas as atenções desde que começou a carreira como modelo nos anos 1980. E a fama, disse Xuxa diversas vezes, teve seu preço.

Leia também

Relembre, abaixo, alguns momentos marcantes na vida de Xuxa:

'Amor Estranho Amor'

Em 1982, Xuxa participou do filme "Amor, Estranho, Amor", dirigido por Walter Hugo Khouri e estrelado também por Vera Fischer e Tarcísio Meira. A história se passa em um bordel e a cena da personagem Tamara, interpretada por Xuxa, ao se envolver com o personagem Hugo, ainda adolescente, perseguiu a apresentadora por anos.

Até hoje, em entrevistas, Xuxa comenta como aquele trabalho, de uma época em que ela ainda não trabalhava com o público infantil, fez com que seu nome ficasse atrelado ao caso de assédio sexual de um menor.

Em entrevista ao Fantástico, em 2020, Xuxa falou para Renata Ceribelli: "Quem não viu o filme, por favor veja. Esse filme fala de uma coisa muito atual, que é a exploração infantil".

Machismo

Xuxa migrou das passarelas para a televisão à convite do diretor Maurício Sherman, que apostou no talento dela como a nova apresentadora infantil da extinta TV Manchete.

"Quando eu comecei a trabalhar, eles me viam assim, se sou loira, se sou modelo, sou uma prostituta", disse a apresentadora.

Além de ser descreditada pela sua imagem e por ser mulher, Xuxa também relatou ao programa "Na Moral", apresentado por Pedro Bial, como teve dificuldade em manter relacionamentos amorosos durante a vida. Os encontros eram sempre marcados pela surpresa de quem não queria conhecer a pessoa Xuxa, mas queria estar com a apresentadora, a imagem da televisão.

Relacionamentos

Por falar em relacionamentos, a fama chegou para Xuxa junto com um relacionamento com o Rei do Futebol, Pelé. O casal se conheceu nos início dos anos 1980 e ficou junto por seis anos. Na época ela tinha 17 anos, e ele, 41. E, claro, o lado que mais sofreu preconceito foi o dela, que era chamada de interesseira e prostituta.

"Quando comecei a namorar o Pelé, teve uma época em que as pessoas falavam assim, tinha até uma piada, que diziam: qual é a diferença entre a a Xuxa e o chuchu? Que a Xuxa era comida de preto rico e chuchu era comida de preto pobre", comentou a apresentadora ao Fantástico.

Depois veio o namoro com Ayrton Senna, piloto brasileiro da Fórmula 1, que morreu durante uma corrida no GP Ímola, na Itália, em maio de 1994. Na época do acidente, Xuxa e Senna já não estavam mais juntos. Ela comentou ao jornalista Pedro Bial, no entanto, que um dia antes da morte do seu ex-namorado, tinha decido procurá-lo novamente. "Isso foi no sábado, ele morreu no domingo", confessou.

Xuxa ainda teve um relacionamento com o ator Luciano Szafir, com quem teve sua primeira e única filha, Sasha. A menina nasceu no dia 28 de julho de 1998, quando Xuxa tinha 35 anos. Na época, o nascimento foi manchete de jornais e capa de revistas. O Jornal Nacional exibiu uma reportagem, exclusiva, direto da maternidade.

Há 10 anos, Xuxa mantém um relacionamento com o cantor Junno, que a acompanha em viagens, programas de televisão e esteve presente em todas as homenagens que a Rainha dos Baixinhos recebeu recentemente pelos seus 60 anos.

Briga com Marlene Mattos

A relação entre Xuxa e Marlene Mattos começou assim que a apresentadora chegou à TV Manchete. Por quase duas décadas, Marlene dirigiu e empresariou Xuxa, e elas eram conhecidas como uma das duplas de sucesso da televisão brasileira

Em 2002, na época do programa "Planeta Xuxa", exibido nas tarde de sábado pela TV Globo, Xuxa e Marlene romperam a relação, de trabalho e de amizade. A diretora é madrinha de Sasha e, desde a briga entre elas, nunca mais se relacionaram.

O reencontro aconteceu recentemente para a gravação de uma série documental da Xuxa que será exibida pelo Globoplay em 2024. Após 19 anos, elas ficaram cara a cara.

Xuxa acusa Marlene Mattos de manipulação. Inclusive, durante uma entrevista ao programa "Saia Justa", do GNT, Xuxa disse que passou por uma série procedimentos estéticos sem a sua autorização durante uma cirurgia plástica em que pretendia colocar silicone, apenas. Ela acordou da cirurgia toda dolorida, com o corpo lipado e aplicação de botox no rosto. A Rainha culpa Marlene pelo ocorrido.

"Na época em que a Sasha nasceu eu inventei que queria os peitos da gravidez, porque eu achei a coisa mais linda aqueles peitões. Procurei uma pessoa para fazer e a Marlene, que estava comigo na época, falou que eu tinha que fazer com essa pessoa", falou Xuxa.

Ela também critica Marlene pela relação da diretora com as paquitas e pelo padrão de beleza imposto para que fosse todas meninas brancas e loiras.

A troca de acusações perdura por anos. Em 2021, Marlene Mattos registrou um boletim de ocorrência contra Xuxa por calúnia.

Casos de assédio

Durante parte da infância, Xuxa contou que foi violentada sexualmente por pessoas da família ou próximas a ela. Na escola, chegou a ser assediada por um professor. No início da carreira, sem citar nomes, ela revelou que também sofreu abuso de um diretor de TV, quando ainda era menor de idade.

"Ao invés de eu falar para as pessoas, eu tinha vergonha, me calava", relatou. Ela, no entanto, contou que sentiu que valeu a pena vir à público revelar os episódios de assédio quando uma garota de apenas 9 anos denunciou que estava sofrendo abuso dois dias após a entrevista que deu ao Fantástico, em 2012. Foi, ali, a primeira vez que a Rainha abriu para o público os seus segredos.

Sucesso da Xuxa em números

Lançou 35 álbuns de estúdio e 23 de vídeo.

Vendeu mais de 50 milhões de cópias de discos — é recordista em vendas no mundo.

"Xou da Xuxa", "Xegundo Xou da Xuxa", "Xou da Xuxa 3" e "4º Xou da Xuxa" estão entre os álbuns mais vendidos na história do Brasil.

Foi indicada seis vezes ao Grammy; ganhou duas delas.

Apresentou 16 programas (TV Manchete, TV Globo e Record).

Nos anos 1990 apresentou programas no Brasil, Argentina, Espanha e EUA, atingindo 100 milhões de espectadores diariamente.

Atuou em 21 filmes.

No cinema, alcançou mais de 37 milhões de espectadores.

O filme "Lua de Cristal" vendeu 4,1 milhões de ingressos — é um dos filmes brasileiros mais assistidos.

Em 1991 e em 1993 entrou na lista revista americana Forbes como uma das celebridades mais bem pagas do mundo no ano — foi a primeira latino-americana a entrar na lista.

Em 2019, seu patrimônio líquido foi estimado em US$ 160 milhões de dólares (aproximadamente R$ 670 milhões, na época).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas