Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Serginho Jucá se vê pronto para defender Alagoas na final do 'Mestre do Sabor'

Chef já se considera vencedor por transmitir seu amor pela cozinha e pela terra natal

A vida de chef de cozinha é dura. Sem direito a fins de semana e datas especiais, o cozinheiro passa mais tempo na cozinha do que em casa com a família. É preciso muita dedicação e, principalmente, amor para vencer na profissão. É o caso de Serginho Jucá. Hoje finalista do Mestre do Sabor e 15 anos depois de ter escolhido a gastronomia, ele costuma brincar que já viveu sua "história triste" e que "o sucesso já pode vir". E é com essa energia lá em cima que esse alagoano quer conquistar o Brasil na decisão desta quinta-feira.

"Não existe futuro sem passado. Brinco que já vivi minha história triste e agora já pode vir o sucesso. Há 15 anos, ser cozinheiro não era uma profissão bem vista. Sofri muito na parte familiar e com a concorrência. Levei algumas rasteiras da vida, mas tudo isso foi o que me enrijeceu para este momento. Abri mão de muitas coisas por acreditar nessa gastronomia alagoana. Hoje estou numa energia maravilhosa, então cheguei ao Mestre do Sabor supertranquilo, bem à vontade, não senti o peso. Estou me descobrindo, me tirou fora da caixa. Posso dizer até que estou chocado com o Serginho Jucá no Mestre do Sabor", admitiu.

Leia também

Desde a primeira aparição no Mestre do Sabor, Serginho deixou claro que sua missão no programa seria defender a culinária de Alagoas, sua terra natal. Em seus pratos, elementos alagoanos sempre estiveram presentes, o que acabou virando sua marca registrada.

"Me considero devoto da gastronomia alagoana, um militante, é uma coisa muito de dentro. Passei sete anos na Espanha, mas quando voltei para Maceió, me senti na necessidade de esquecer tudo o que eu fazia na Espanha para não vir com um rótulo. Então apaguei e só guardei as técnicas. Maceió sempre foi presa à gastronomia nordestina, então precisei separar isso. O Nordeste é muito grande, cada um tem um jeito. Então, lutei por essa gastronomia alagoana. Para mim isso é muito importante, lutar pelas minhas origens", declarou o chef.

E todo esse amor pelas coisas de Alagoas vem de berço. A avó de Serginho, Yeda Rocha, é sua maior inspiração. Durante o programa, o chef citou várias vezes o nome dela e, ao conversar com ele, fica fácil entender o porquê:

"Sempre falo da vovó, porque ela não é uma pessoa normal. Ela é maravilhosa de verdade. Uma entidade, uma pessoa muito querida, que todo mundo ama, e que a vida toda teve muito amor em cozinhar e servir. Nossa família é gigante, então, sempre um almoço na casa da vovó tinha 30 pessoas, e ela sempre fez isso muito feliz, sempre gostou de cozinhar. Então sempre relacionei a comida com um sentimento bom, um sentimento de família. Quando entrei na profissão, que é uma profissão dura, eu não deixei entrar essa parte negativa, porque o amor já estava ali bastante de base. E ela é a base de tudo. É a é referencia alagoana, minha primeira lembrança sempre vai ser ela", contou.

Mas mesmo em Maceió, Serginho recentemente sentiu a necessidade de mudar e mergulhar ainda mais fundo na gastronomia alagoana. E conseguiu isso ao trocar a capital por São Miguel dos Milagres, onde montou seu restaurante à beira-mar.

"Passei sete anos no restaurante em Maceió, e ele ganhou várias coisas, mas quando você está em Maceió, você começa a se repetir, porque o espaço de criar se torna menor. Chegou uma hora em que eu precisava dar um novo passo. Eu queria ter um restaurante de degustação, e isso não consegui em Maceió. Quando mudei para Milagres estava buscando uma coisa mais autoral. Lá eu posso criar, mudar todos os dias. Minha obrigação é servir o melhor para o meu cliente. Eu não precisava mais provar que eu era um bom cozinheiro, eu só precisava fazer uma boa comida. Então aluguei uma casa à beira-mar, o peixe chega na minha porta, o meu restaurante fica ao lado de casa", explica ele, que está com o restaurante fechado desde o início da pandemia.

E será que mudou muita coisa na vida do alagoano Serginho desde que apareceu no Mestre do Sabor?

"Tudo mudou. O alagoano que já me conhece, conhece minha luta, minha dor, o quanto lutei por Maceió, está muito feliz", comemora ele, destacando também o carinho que passou a receber das pessoas.

Então, quando questionado sobre o que faria com o prêmio de R$ 250 mil caso seja o vencedor do Mestre do Sabor na quinta-feira, Serginho Jucá é sincero...

"E se eu disser que não saberia o que fazer com o prêmio?"

Na verdade, Serginho acredita que já ganhou muita coisa com o reality gastronômico. Além de ter seu trabalho reconhecido, ele certamente despertou em cada alagoano que o acompanhou no Mestre do Sabor um tanto de orgulho e admiração. E isso, para ele, não tem preço.

"Claro que pagaria umas coisas, investiria no restaurante, mas acho que ganhar não é tanto o propósito. Meu propósito é fazer um trabalho top. Todo mundo ali é merecedor. Se eu ganhar, vai ser uma delicia, mas eu penso depois. Não é só a gastronomia alagoana que eu tentei impor aos meus pratos, acho que também o carisma do alagoano, que adora servir, e acho que consegui passar esse amor pela cozinha. Esse orgulho alagoano sempre fez parte de mim. Acredito ter despertado isso nas pessoas também", observou.

E Serginho ainda deixou um ensinamento para quem acompanha seu trabalho, seja cozinheiro ou não.

"Sempre falo: seja rápido, mas não tenha pressa, porque pressa é ansiedade, agonia, medo de falhar."

Anotou? Então não perca a final do Mestre do Sabor. É nesta quinta-feira, logo após a novela Fina Estampa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas