Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > TV E CELEBRIDADES

Roberto Carlos sobre laudo que aponta plágio: “Falho e imprestável”

O cantor Roberto Carlos foi acusado de plágio por uma composição em parceria com Erasmo Carlos e disse que os peritos são despreparados

Roberto Carlos se defendeu após um laudo entregue à Justiça apontar plágio na música Traumas, parceria com Erasmo Carlos, que morreu em novembro de 2022. O artista é processado pela professora Erli Cabral Ribeiro Antunes, que alega ter tido uma composição copiada pelos músicos.

O documento, que chegou ao conhecimento público no começo de maio, aponta “trechos idênticos” entre o sucesso do Rei e Aquele Amor Tão Grande, música da professora. De acordo com o colunista Rogério Gentile, a defesa de Roberto acredita que o parecer dos peritos Cesar Peduti Filho e Eliane Pelegrini é “tecnicamente falho e imprestável” e “revela o despreparo técnico dos profissionais”.

Leia também

Além disso, o advogado Marco Bezerra Campos alegou ainda que não existe “qualquer aprofundamento técnico musical que embase a conclusão aleatória de que ocorreu plágio” no documento apresentado.

Antes da apresentação do laudo, o cantor teria dito que a acusação se trata de uma “narrativa ficcional como a feita pela autora do processo é profundamente ofensiva a sua honra”. Além disso, a defesa teria afirmado que ele lançou trabalhos de diversos compositores e não teria motivo para se apropriar da letra da professora.

Como o laudo aponta plágio

No texto entregue à Justiça, um perito afirmou que “comparados os compassos de ambas as canções, a ideia central da música Aquele Amor Tão Grande é tocada como refrão da música Traumas”. Além disso, o profissional garantiu que “não restam dúvidas quanto à reprodução parcial da obra. Verificou-se o plágio”.

À Justiça, a professora disse que registrou a letra em 3 de fevereiro de 1971 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela relatou ainda que teria levado a partitura e uma fita da música para mostrar a Roberto Carlos em um show dois dias após o registro. O trabalho teria sido deixado com um músico da banda com uma carta endereçada ao Rei.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas