Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > CINEMA

Vencedores do Oscar vão receber estatuetas Yanomami; entenda o alerta

Os shows e a entrega das estatuetas douradas começam às 21h. As categorias principais, como melhor filme, ator e atriz são as últimas

Os vencedores do Oscar, maior premiação do cinema mundial, receberão além da tradicionalmente conhecida estatueta em ouro, uma outra estátua pequena, mas em formato da divindade Omama, dos povos Yanomami. A ação servirá para alertar para a exploração ilegal de ouro nas terras indígenas no norte do Brasil. As informações são do G1. 

Antes da entrega da estatueta, os 20 indicados ao Oscar irão ter acesso via rede sociais a um filme onde Junior Hekurari Yanomami, líder da Urihi Associação Yanomami, falando em sua língua nativa, alertando para o fato de que o ouro assumiu o sentido de “morte e destruição” para os indígenas, para a floresta e para as criaturas da Amazônia.

Leia também

O filme também mostrará uma uma calculadora com o impacto social e natural de cada grama de ouro ilegal para a Floresta Amazônica e para o povo Yanomami.

Devem receber o filme os seguintes artistas: Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy, Paul Mescal, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Willias, Ana de Armas e Michelle Yeoh.

O Oscar 2023 será apresentado, hoje (12), por Jimmy Kimmel, que retorna ao papel de anfitrião após a icônica edição na qual o prêmio de melhor filme foi entregue erroneamente a La La Land — o vencedor, por fim, era Moonlight.

O red carpet das estrelas convidadas inicia às 20h. Os shows e a entrega das estatuetas douradas começam às 21h. As categorias principais, como melhor filme, ator e atriz são as últimas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas