Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > diversão & variedades > CINEMA

'Invocação do mal 3: A ordem do demônio' estreia nesta quinta; relembre filmes da franquia

'A bruxa’, 'Annabelle' e 'A maldição da chorona' também fazem parte do universo ‘Invocação do mal’. Franquia é uma das mais bem-sucedidas do cinema e já arrecadou quase US$ 2 bilhões em bilheteria

"Invocação do mal 3" chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (3) depois de cinco anos de jejum da saga. Nele, os investigadores de atividades paranormais Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warrenn (Vera Farmiga) vão vasculhar a história de um assassinato envolvendo possessão.

O longa é baseado na história de Arne Cheyenne Johnson, primeira pessoa nos Estados Unidos a se defender de uma acusação de assassinato alegando estar possuído. A franquia de sucesso segue os casos mais célebres investigados pelo demonólogo Ed (morto em 2006) e a médium Lorraine (morta em 2019) por quase 50 anos.

Michael Chaves ("A Maldição da Chorona") é o diretor do longa. O roteiro é de David Leslie Johnson, coautor de "Invocação do mal 2" e de outros títulos como "A órfã" e "A hora do pesadelo".

Mas no universo de "Invocação do mal" orbitam também "A Freira", "A maldição da chorona" e os três longas de "Annabelle". Relembre as histórias em ordem cronológica dos acontecimentos:

'A Freira'

Lançado em 2018, o longa se passa em 1952. A história se concentra em uma assombração que apareceu pela primeira vez em "Invocação do mal 2" (2016). Na trama, um padre (Demián Bichir) e uma noviça (Taissa Farmiga) são confrontados por forças demoníacas ao investigarem o suicídio de uma jovem freira na Romênia.

O longa, dirigido por Corin Hardy, é dono da maior bilheteria da saga, superando o sucesso de "Invocação do mal".

'Annabelle 2 - A criação do mal'

"Annabelle 2 - A Criação do Mal", lançado em 2017, conta a origem da boneca. Depois que a filha de um artesão morre, ele e a esposa passam a receber mensagens de seu espírito por meio de uma boneca. Quando, anos depois, decidem transformar a casa em um mini orfanato para receber uma freira e meninas desalojadas, o espírito volta a assombrá-los. A história se passa em 1955.

'Annabelle'

Annabelle ganhou seu primeiro filme em 2014 e apresentou a boneca amaldiçoada ao público: John compra a boneca para sua esposa grávida, Mia. Começa, então, a saga de perseguição do casal. A história acontece em 1967.

'Invocação do mal'

Uma família se muda para uma casa grande, mas é recebida por eventos sobrenaturais. Quando os investigadores Ed e Lorraine aceitam visitar o casarão, descobrem um antigo demônio assombrando o local. A história se passa nos anos 1970.

O primeiro longa da franquia estreou em 2013 e se tornou um fenômeno de audiência nos cinemas. Até hoje, é um dos filmes de terror com a maior bilheteria da história: mais de US$ 320 milhões.

'Annabelle 3 - De volta para casa'

O terceiro filme da boneca, lançado em 2019, é protagonizado pelos Warren. Eles guardam, em um cômodo seguro da casa, todos os artefatos "demoníacos" que capturaram ao longo dos anos. Quando passam um fim de semana fora e deixam a filha com a babá, a menina entra no quarto e Annabelle se liberta. A história se passa em 1972.

'A maldição da chorona'

Na Los Angeles da década de 1970, uma assistente social criando seus dois filhos sozinha começa a ver semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural La Llorona. A lenda conta que, em vida, La Llorona afogou seus filhos e depois se jogou no rio, se debulhando em lágrimas. Agora ela chora eternamente, capturando outras crianças para substituir seus filhos. O longa estreou em 2019.

'Invocação do mal 2'

Os detetives estavam afastados das aventuras quase mortais após Lorraine ter uma premonição com a morte do marido. Mas eles voltam a atender o chamado de uma família. Desta vez, uma das filhas está possuída pelo espírito de um homem com vontade de matar. O filme se passa em 1977 na Inglaterra.