Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Todos Pela Cidade: Escadaria ganha 1.500 mosaicos e vai virar ponto turístico

Projeto de voluntários da arte contribui para ressignificação do espaço público

Ressignificar, apropriar e ocupar unindo a sustentabilidade. Esses são os sentidos que guiam os projetos de um grupo de pessoas preocupadas com o espaço urbano, - oTodos Pela Cidade-, que, em pouco mais de um ano, já realizou significativas intervenções em Maceió, sempre em lugares estratégicos, e que, ao fim, além da 'cara nova', acabam ganhando o calor da presença humana.

E este é o sentido da coisa. Nesta semana, o primeiro projeto do grupo, idealizado ainda em 2017, finalmente está começando a ocupar o seu devido lugar: ali na Rua Eustáquio Gomes de Melo, muito mais conhecida como "Ladeira da Catedral", no Centro. Que, por sinal, tem uma vista privilegiada para o mar da Avenida.

Leia também

Trata-se dos mais de 1.500 mosaicos em cerâmica, no tamanho 15x15cm, confeccionados por mais de mil populares que, além do contato com a arte, contribuíram com a ressignificação do espaço público. Se apropriaram do local, por reconhecerem o direito; ocuparam-o com as obras de arte e, em especial, com o calor da presença de quem passará a frequentar a "futura famosa escadaria de mosaicos do centro de Maceió".

E os idealizadores do projeto - Fábio Palmeira, Soraya Correia e Carolina Garibini - já sabiam que ia demorar para os mosaicos chegarem à escadaria, afinal diversas condições eram necessárias para tanto. Os projetos doTodos Pela Cidadesão iniciativas desses voluntários, mas eles necessitam de parcerias, sejam elas da comunidade ou de instituições públicas e privadas.

Daí começaram as movimentações pelo Instagram, rede social que é o canal do grupo para alcançar a participação da população. E conseguiram. Construtoras doaram restos de cerâmicas, populares se dispuseram a fazer arte e as instituições públicas foram responsáveis pela legalidade da 'empreitada' e pela manutenção da escadaria.

Tudo isso para que Maceió ganhe uma 'cara nova' e que a comunidade local contribua diretamente com isso, provocando a sensação de pertencimento, o que é uma responsabilidade social.

"Como o projeto não tem uma formalização, ele é uma convocatória por voluntários interessados no 'novo olhar para a cidade' para que a gente não fique apenas esperando pela iniciativa pública. Assim, tomamos conta do espaço que é nosso por direito", explica Soraya Correia, uma das idealizadoras do projeto.

Os mosaicos

Imagem ilustrativa da imagem Todos Pela Cidade: Escadaria ganha 1.500 mosaicos e vai virar ponto turístico
| Foto: FOTO: Patrícia Mendonça

Uma série de oficinas, todas promovidas pela artista plástica Marta Arruda, foi primordial para a confecção dos mosaicos, afinal, a maior parte dos voluntários sequer tinha tido contato com a produção artística. Eles vieram de diversas partes do estado e, entre eles, havia pacientes de clínicas hospitalares, crianças de escolas, entre outros.

"O que precisa, realmente, é uma mobilização das pessoas com relação ao pertencimento da cidade. Com o tempo, as pessoas têm perdido isso e creio que a arte pode transformar nesse sentido também. Eu acho que os mosaicos ajudam muito a comunidade a educar o olhar e vê-los como obra de arte. Tem também a questão da ressignificação. Esse é um trabalho puramente de reciclagem, já que as peças foram feitas com sobras de cerâmicas das construtoras. São fragmentos que se transformaram em obras de arte", detalha a artista Marta Arruda.

Ela continua com o seu olhar sensível sobre a produção peloTodos Pela Cidade. "A maioria das pessoas que participaram das oficinas, cerca de 90% delas, nunca fez mosaico, não se denomina artista, mas fez arte e contribuiu para o engrandecimento da cidade e com o nosso enriquecimento cultural. Depois das oficinas ninguém vai mais olhar um pedaço de cerâmica como um lixo e nem vai passar despercebido. A arte abre a mente, um leque para o conhecimento e uma vastidão de possibilidades", concluiu Marta Arruda.

O trabalho continua, afinal, é como a Soraya Correia disse: "a gente não tem uma data certa para terminar a obra porque trata-se de arte e a arte tem o tempo dela". Entretanto, não deve demorar muito para a comunidade ver toda a escadaria pronta.

"No final da intervenção, como o nome do projeto já indica [Todos Pela Cidade], a gente espera que todos abracem, cooperem, mantenham o local limpo e que o ocupe", disse.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas