Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Sesc inicia temporada de exibições cinematográficas nesta quarta-feira

Os filmes escolhidos foram totalmente dirigidos por mulheres; sessões gratuitas

AMostra Cine Sesc de Cinema inicia nesta quarta-feira (6) a temporada de exibições cinematográficas com aMostra Mulheres. Mais que diversão, a sétima arte proporciona conhecimento, autonomia do senso crítico além promover a cultura aos quatro cantos do mundo e em Maceió não será diferente. As exibições são gratuitas e ocorrem em todas às quarta-feiras deste mês, sempre às 12h30, na Unidade Sesc Centro.

A mostra que foi totalmente dirigida por mulheres trazendo uma sequência de filmes com temas envolventes que fazem parte do contexto social. Documentários, longas e curtas metragens que expõem drama, ficção, romance, dentre outros.

Leia também

Confira a programação

06/02

12:30 - Filme: Sinfonia da Necrópole

Origem: Brasil

Ano de produção: 2016

Duração: 84 min

Classificação: 10 anos

Direção: Juliana Rojas

Sinopse: O jovem aprendiz de coveiro Deodato está com seu emprego em risco. Os outros coveiros duvidam de sua capacidade para o trabalho. Seu tio Jaca tenta sensibilizá-lo para a função, mas é inútil: o trabalho aflige a Deodato, que tem aspirações artísticas. Prefere tocar o órgão da igreja escondido e vagar pelo cemitério escrevendo poemas. Após desmaiar durante um dos enterros, ele é chamado à diretoria, onde é confrontado por Aloizio, o administrador do cemitério.

13/02

12:30 - Filme: Cores e Flores para Tita

Origem: Brasil

Ano de produção: 2016

Duração: 92 min

Classificação: 12 anos

Direção: Susan Kalik

Sinopse: Ao documentar a foto-ativista, Andréa Magnoni, na construção de uma exposição em homenagem ao seu tio Renato "Tita", homem trans morto em 1973, o filme aborda a Transgeneridade através dos fatos sobre o tio, que ela traz à tona: sua real identidade de gênero, um provável estupro, e as consequências que o levaram ao suicídio aos 15 anos. Construindo um diálogo entre o vilipêndio vivenciado por ele, há mais de 40 anos, e a luta contra a transfobia nos dias atuais, o filme traz à luz depoimentos de pessoas trans que foram fotografadas para a composição da exposição fotográfica homônima, realizada por Magnoni em maio de 2016. São quatro mulheres trans/travestis e quatro homens trans em diferentes idades e vivências, em depoimentos sobre suas conquistas, suas dores, descobertas e, principalmente, sua militância e a coragem de lutar para serem respeitados por serem quem são.

20/02

12:30 - Filme: Baronesa

Origem: Brasil

Ano de produção: 2017

Duração: 73 min

Classificação:

Direção: Juliana Antunes

Sinopse: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

27/02

12:30 - Filmes: Fantasia de Índio, Aquele Disco da Gal e Òrun Àiyé - A Criação do Mundo

Duração: 55 min

Fantasia de Índio (Dir. Manuela Andrade, 17 min)

Sinopse: Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas atrás meu tio materno foi ao encontro dos xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa busca.

Aquele Disco da Gal (Dir. Juliana Curvo e Diego Baraldi , 26 min)

Sinopse: Aquele disco da Gal apresenta a história da convivência entre Henrique e Nathalia, pai e filha, que ficam juntos no apartamento da família depois que a mãe, Mariana, decide sair de casa para morar com Bia, com quem já mantinha relação amorosa há algum tempo.

Òrun Àiyé - A Criação do Mundo (Dir. Jamile Coelho e Cintia Maria, 12 min)

Sinopse: Òrun Áiyé mostra a jornada de Oxalá para cumprir a sua missão, a criação do mundo. A animação será narrada pela figura do griot, representada através do historiador, Ubiratan Castro (1948-2013), carinhosamente chamado de Bira, que conduzirá a descoberta de sua neta, Luna, à memória viva que é o continente africano. Os deuses Orunmilá, Oduduwa, Exú e Nanã terão papel fundamental para o desfecho dessa história.

SERVIÇO

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas