Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Porto de Pedras comemora Dia do Turismo com exposições

Mostras serão abertas nesta quarta (22), a partir das 9 horas, à visitação na Biblioteca Municipal

Na cidade de Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas, o Dia do Turismo será lembrado com uma exposição que propõe discutir um dos desafios atuais do setor: o turismo sustentável. O tema da primeira Expo Porto é “Beleza, Turismo Sustentável e Educação Ambiental: Um Olhar para o Futuro”. As mostras começam nesta quarta-feira (22) e estarão abertas à visitação na Biblioteca Municipal.

Dividida em três módulos, a exposição terá a participação do batalhão ambiental da PM de Alagoas, com apresentação dos animais empalhados; a biodiversidade marinha será apresentada pelo Instituto Biota de Conservação, enquanto o ICMbio exibirá um mergulho na APA Costa dos Corais e os principais pontos turísticos da cidade, com o tema “Porto de Pedras: Meu melhor lugar no Mundo".

O Dia Mundial do Turismo é comemorado mundialmente em 27 de setembro, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980, logo após a implementação do seu estatuto. É importante, no entanto, não confundir essa data comemorativa com o Dia Nacional do Turismo, celebrado em 02 de março.

A base do turismo em Porto de Pedras é a sustentabilidade. Um casamento perfeito com o meio ambiente traduzido pelo cuidado com a preservação. É a atividade do setor terciário que mais cresce economicamente, movimentando cada vez mais recursos financeiros e garantindo a estabilidade financeira do município. Na cidade alagoana, as iniciativas culturais, gastronômicas e educacionais seguem um padrão voltado para a importância do turismo. Nas escolas, desde cedo, as crianças têm noção do movimento de cada ator dentro dessa cadeia e são responsáveis por projetos como o “caminhando pela sombra”, que está plantando 4 mil mudas de plantas nativas para transformar a cidade no pulmão da Rota Ecológica.

POTENCIAL RECONHECIDO

O município foi o segundo a receber o selo internacional Safe Travels e a estabelecer protocolos sanitários durante a pandemia do Covid-19. Na praia do Patacho, mundialmente conhecida, está sendo executado o projeto piloto do programa Bandeira Azul, um prêmio ecológico, voluntário que leva em conta critérios como gestão e educação ambiental, qualidade da água em praias, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Apenas 18 praias são certificadas em todo o Brasil, sendo apenas 3 no Nordeste.

Com o avanço do processo de globalização, o turismo é uma atividade crescente em todo o mundo. Segundo dados da OMT, o fluxo turístico internacional crescerá, em média, 3,3% a cada ano até 2030, quando deverá superar a marcar de 1,3 bilhão de chegadas anuais.

O número de pousadas de charme e de investidores tem crescido. Porto de Pedras é um destino procurado internacionalmente não apenas por ter lindas praias e sua beleza preservada, mas também uma cidade bem cuidada e receptiva. Turistas e nativos têm convivência harmoniosa.

O turismo é uma das mais importantes atividades sociais, culturais e econômicas da atualidade. Além de garantir o desenvolvimento de muitas áreas e movimentar a economia ele promove a transformação do espaço geográfico, a valorização dos elementos históricos, a interação entre as comunidades receptoras e os grupos turísticos visitantes e a geração de emprego e renda de forma imediata.

Na cidade do Litoral Norte, a população reconhece o potencial local para ser protagonista nessa atividade. Há pouco menos de quatro anos, Porto de Pedras formalizou um Conselho Municipal do Meio Ambiente, concretizou o plano de ordenamento e plano diretor, além de organizar rotas para bugres e passeio às piscinas, capacitar e apoiar artesãos e pequenos empresários, através de parceria com o Sebrae, sinalizar pontos turísticos e organizar um inventário da cadeia turística. Essas foram algumas das atividades executadas pela secretaria de Turismo do local. A recuperação dos espaços públicos e construção de novos equipamentos feitas pelo prefeito Henrique Vilela também valorizaram o destino.