Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Patrimônio Vivo de Alagoas, Mestra Maria Flor morre aos 88 anos

Mestra do Guerreiro alagoano dizia que o folguedo era a coisa mais importante do mundo

Popularmente conhecida como "Maria Flor - Senhora dos Anéis", a mestra de Guerreiro Maria Flor dos Santos faleceu na madrugada desta segunda-feira (10), aos 88 anos. Ela era considerada Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2009 e tem uma trajetória de dedicação às manifestações culturais populares, especialmente ao Guerreiro. A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente.

Cheia de enfeites brilhantes e coloridos, Mestra Maria Flor era lembrada por suas pulseiras, colares, brincos; roupas de cores vibrantes, unhas e lábios sempre pintados de vermelho. Eram detalhes que a tornava inesquecível, dentro e fora do Guerreiro.

A história da autêntica rainha das brincadeiras, iniciou aos dez anos de idade, quando começou a dançar na casa de seus pais. Ainda nova foi rainha do guerreiro e Estrela de Ouro (outro personagem do folguedo). Ela dizia que o Guerreiro era a melhor coisa do mundo e criou, após participar de um projeto, o "Guerreiro das Artes", no CEPA, em Maceió. Desde 2009 quando foi considerada Patrimônio Vivo, se dedicava exclusivamente a repassar o saber e o fazer da cultura popular para novas gerações.

Tags