Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Novo blog da Academia Alagoana de Letras estreia na Gazetaweb neste domingo

"Letras de Alagoas" será um espaço para aproximar leitores da produção literária contemporânea de Alagoas

Um ponto de encontro plural e atualizado para a literatura alagoana. É isso que a Academia Alagoana de Letras (AAL) propõe aos leitores com o novo blog Letras de Alagoas, que estreia neste domingo (12), na Gazetaweb.com. O espaço virtual da instituição contará com conteúdos opinativos, notícias, ficção e até material audiovisual, tudo produzido por “imortais” e também por convidados, autores destacados da atual literatura local.

Idealizado pelo escritor Benedito Ramos, membro da AAL e autor de livros como ‘Doce de Mamão Macho’ e ‘Água de Chocalho’, o objetivo do blog Letras de Alagoas é construir imortalidades, aproximando escritores e leitores alagoanos.

Leia também

“Será um blog diferente dos demais, um blog coletivo e que contará com a participação de todos os sócios da Academia. Hoje, nossos membros aparecem nos principais meios de comunicação local, mas com produções isoladas e, normalmente, crônicas. Até fica parecendo que só escrevemos crônicas, o que não é verdade. Vamos mostrar aos alagoanos o que nossos escritores fazem de melhor e com mais gosto”, afirma Ramos.

Academia Alagoana de Letras busca se aproximar da população com ações públicas e assuntos em evidência
Academia Alagoana de Letras busca se aproximar da população com ações públicas e assuntos em evidência | Foto: Ailton Cruz

Ele conta que, em breve, se afastará da Associação Comercial de Maceió, instituição na qual trabalha há 54 anos, mesmo aposentado há mais de duas décadas. “Tenho idade para parar, mas não tenho vontade de ficar parado. Então surgiu essa ideia”, confessa.

“Como se constrói uma imortalidade? Não é a Academia, não é ninguém que aponta um imortal, é o escritor, o poeta quem constrói. Imortalidade é lembrança, enquanto você é lembrado, você não morre. Então, acredito que o blog contribua com isso, com a construção da imortalidade desses escritores alagoanos”, continua.

O que não faltará é diversidade de estilos, pensamentos e gêneros literários. Benedito Ramos conta que diversos acadêmicos escrevem diariamente, desde pensamentos sobre um fato até contos e poesias. Além das obras, haverá uma parte do blog destinada às notícias factuais, restritas à cultura local e ao que mais importante acontece na literatura mundial. Uma seção focada na gramática e na linguagem também deve cativar leitores, garante o idealizador.

“Carlito Lima se tornou um escritor conhecido por sua escrita picaresca, podemos dizer assim. É uma marca registrada dele. O Rostand Lanverly vem fazendo um trabalho interessante com as aventuras de um anônimo chamado Jesualdo. Assim como eles, temos diversos escritores que tem um material rico, original, ensaios, poesias, contos, pensamentos, reflexões sobre o mundo e sobre a literatura. Tudo isso estará ao alcance dos leitores a partir deste domingo”, evidencia Benedito Ramos.

Parceria fundamental

Novo blog "Letras Alagoanas" da Academia Alagoana de Letras, estréia no maior portal de Alagoas
Novo blog "Letras Alagoanas" da Academia Alagoana de Letras, estréia no maior portal de Alagoas | Foto: Rogério Costa

Fernando James, presidente do Instituto Arnon de Mello (IAM) e diretor comercial do portal Gazetaweb.com, foi o primeiro a saber da ideia de Benedito Ramos e, prontamente, tratou de garantir que o blog “Letras de Alagoas” saísse do papel. Ele diz que a ação dá continuidade à história de parceria entre a AAL e a Organização Arnon de Mello (OAM).

“Vamos levar aos nossos leitores, internautas da Gazetaweb, o que há de mais interessante na literatura atual de Alagoas. Vamos mostrar ao mundo os textos de excelente qualidade que produzimos no Estado, que os nossos imortais produzem”, afirma Fernando James.

“Nos deixa muito felizes poder contribuir com mais este trabalho de uma instituição tão importante para Alagoas. Trata-se de um momento muito importante para a cultura alagoana e será perene, uma ideia que sai do papel e vai diretamente para os computadores e celulares dos leitores, além de entrar para a história”, completa.

Para Luís Amorim, diretor executivo da OAM, o novo espaço oferece ao leitor o pensamento dos maiores escritores de Alagoas, integrantes da AAL.

“Estamos de braços abertos aos ‘imortais’ e muito felizes com essa importantíssima parceria, que muito agrega ao leitor e a todos. Trata-se de uma instituição que resguarda o cuidado da língua pátria, com a história, e preserva a beleza dos versos. É um privilégio poder ter tantos intelectuais conosco, em um espaço rico de conteúdo”, afirma Amorim.

Para o presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, o blog chega para somar às ações realizadas ao longo dos últimos anos pela instituição em Alagoas. “Agradeço ao diretor executivo da OAM, Luis Amorim, e ao diretor comercial e presidente do IAM, Fernando James, que abriram as portas do maior portal de notícias de Alagoas para os nossos escritores”, diz Lanverly.

“O grande objetivo da Academia é salvaguardar e compartilhar a cultura e a literatura alagoana. Não medimos esforços para fazer isso. Nos últimos anos, lançamos projetos presenciais, virtuais, investimos no nosso canal no YouTube, e, agora, estamos com este blog. É uma ação concreta, que oferece permanentemente boa literatura, conhecimento e notícias culturais aos alagoanos”, complementa Rostand.

O blog Letras de Alagoas estreia neste domingo, 12 de março, no portal Gazetaweb.com.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas