Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Mostra Sururu chega a 13ª edição e terá 10 dias de programação

Principal janela do cinema alagoano acontece presencialmente com mostra competitiva, laboratórios de formação e debates sobre a cena local

Abrindo o mês de dezembro, a 13º edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano chega, nesta quinta-feira (1º), ao Centro Cultural Arte Pajuçara. O evento terá 10 dias de programação, quando exibe e debate o cenário audiovisual alagoano. Seguindo a temática “Atentos e Fortes, 13 anos de Sururu”, o evento pretende refletir as ações do setor e discutir propostas de novas políticas públicas para o audiovisual.

A mostra é a principal janela do cinema alagoano e a “confraternização” dos realizadores. O evento também é utilizado pelos profissionais como ponto de encontro para discutir demandas e mostrar a importância da coletividade e da união.

Voltando ao formato presencial, além de ocupar os espaços do Arte Pajuçara, a Sururu também percorrerá os municípios de São Sebastião, Arapiraca e Atalaia com a Mostra Itinerante, trará uma agenda pública com SPcine e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e promoverá um Mercado da Produção, onde será possível aprender sobre como melhorar os trabalhos desenvolvidos.

“A Mostra Sururu é um grande encontro para os realizadores do audiovisual alagoano e voltar ao presencial, assistir os filmes junto dos amigos e do público, é uma alegria imensa. Estamos felizes em retornar ao cinema, em trazer o público alagoano para o Arte Pajuçara, para assistir cinema de Alagoas. Nossas expectativas estão muito boas”, disse Maysa Reis, pesquisadora e produtora da Mostra Sururu.

Com grande parte da programação sendo gratuita, o Mercado da Produção que acontecerá no dia 10 é o único momento que é necessário inscrição dos participantes e o pagamento de uma taxa simbólica. De acordo com Maysa Reis, o momento será dessa forma como contrapartida do edital que possibilitou o financiamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

“É um ciclo. O próprio cinema gerando renda para ele mesmo. Parte do dinheiro arrecadado com o pagamento dessa taxa será revertido para o fundo setorial do audiovisual, que financia esses editais que fazem nossos projetos acontecer”, explica Maysa.

Artigos Relacionados

Bastante emocionado, o diretor alagoano Jasmelino de Paiva, que estará estreando o filme “O Oceano de Dália”, afirma que essa será a sua oportunidade de se apresentar como diretor para o público que acompanha a mostra.

“Se em outros anos sentei na cadeira do Arte Pajuçara como espectador, esse ano, em especial, sentarei pela primeira vez como realizador, na estreia do meu filme. ‘O Oceano de Dália’ é um filme realizado com baixíssimo orçamento e só foi possível graças ao empenho de todas as pessoas envolvidas no processo. A exibição de estreia será dedicada a essas pessoas”.

Após a mostra, Jasmelino de Paiva pretende colocar o filme para circular em festivais nacionais.

Para Maysa Reis, a décima terceira edição da Mostra Sururu levará para o público o sentimento de esperança para o futuro, pois será possível ver uma produção de filmes que podem levar o nome de Alagoas para o mundo.

“Esse ano a Sururu exerce exatamente o papel dela, que é ser janela para o cinema de Alagoas, e que massa que a gente pode abrir essa janela em casa, mostrando primeiro para o alagoano, para que depois a gente possa levar os filmes para o mundo. É uma oportunidade massa!”

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas