Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Memoráveis AL encerra seu último ciclo com exposição e artigos publicados

Vidas eternizadas em prosa são o maior legado do projeto de extensão da UFAL

Após dois anos de atuação criando tributos em homenagem às vítimas da Covid-19 em Alagoas, o projeto de extensão Memoráveis AL, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), se prepara para encerrar suas atividades. Como atividade final, será feita uma exposição com tributos marcantes no hall da Biblioteca Central da UFAL, a partir do próximo dia 5 de outubro, estendendo-se até o dia 20, das 08 às 20 horas, excluindo-se fins de semana. Paralelamente, nas mídias sociais do projeto, haverá divulgação de vídeos-tributos gravados por grandes nomes do jornalismo alagoano.

O memoráveis AL também foi assunto de artigos científicos publicados pelos integrantes em eventos regionais e nacionais de comunicação. Ao todo, 74 textos tributos foram produzidos pelos integrantes do projeto e postados na plataforma nacional Inumeráveis. Tudo isso só foi possível graças aos profissionais voluntários e estudantes de Jornalismo e Relações Públicas da Ufal, que trabalharam colaborativamente nas várias fases do projeto. O projeto é coordenado pela professora Mercia Pimentel e conta com o apoio do atual coordenador do curso de jornalismo, Júlio Arantes na orientação do podcast, lançado em novembro de 2021.

Leia também

Contribuições acadêmicas

O projeto Memoráveis AL foi assunto de debates acadêmicos, artigos científicos e premiações em congressos de comunicação. O primeiro artigo foi produzido pelas estudantes Jaqueline Martins e Míriam Pimentel, membros do GT de Apuração, com o tema “Jornalismo e Memória: Apuração Jornalística e Abordagem de Fontes no Projeto Memoráveis Alagoas”, apresentado na Intercom de 2020, que aconteceu online. No mesmo ano, os estudantes Lucas Rocha, Miriam Pimentel, Darlanny Ribeiro, Felipe Duarte, Lisa Gabriela e Maykson Douglas foram premiados pelos vídeos do Memoráveis na categoria “Projetos de extensão”, na Expocom, evento regional.

Em setembro de 2022, na Intercom que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, as estudantes Ana Beatriz Rodrigues e Kamilla Abely levaram o Memoráveis por meio do artigo “Jornalismo e humanização: a escrita de homenagens às vítimas da Covid-19 através do Projeto Memoráveis Alagoas”, onde foram elogiadas pela delicadeza e humanização no processo de produção jornalística.

“Como um quase-jornalista, fazer parte do Memoráveis foi uma experiência ímpar para mim. Estar em contato com essas histórias, lidar com essas fontes, isso tudo foi de um aprendizado tremendo. O lugar técnico dos vídeos e da liderança do GT Audiovisual também trouxe muito impacto em mim. O Memoráveis foi impactante em todos os sentidos, sobretudo pelo seu propósito.”, ressalta o estudante de jornalismo Lucas Rocha, que foi um dos premiados na edição da Expocom 2020.

Encerramento

“Não há quem goste de ser número, gente merece existir em prosa…”. Com essa frase estampada na camisa, o Memoráveis finaliza seu projeto com um vídeo em homenagem a todos que apoiaram e contribuíram com sua existência. Serão três semanas de exposição na Biblioteca Central da Ufal, onde estarão disponíveis alguns textos tributos, assim como fotos dos homenageados do Memoráveis. Nas redes sociais do projeto também serão divulgados vídeos com narrações exclusivas de grandes personalidades da comunicação em Alagoas.

Em agradecimento ao apoio e à confiança que depositaram no projeto, a professora Mercia Pimentel reforça o compromisso da UFAL com pautas sociais que não devem ser esquecidas. “O projeto Memoráveis marca sensível e profundamente a vida dos enlutados, a nossa e a da sociedade alagoana, que hoje tem registrada em sua memória uma sucessão de tributos feitos num dos momentos mais delicados do mundo, a pandemia da Covid-19. A Universidade, por meio deste projeto de extensão, cumpriu seu papel aproximando-se cada vez mais das pessoas, oferecendo um acalento àqueles que não tiveram a oportunidade da despedida. Somos gratas às famílias e amigos que contribuíram com os relatos, aos jornalistas que ajudaram a difundir nosso projeto e aos seguidores, que fizeram nossos tributos alcançar outros olhares”, arremata a coordenadora.

Ascom Memoráveis AL*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas