Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Maceió terá festival para celebrar o Dia Mundial da Criatividade

Ação colaborativa busca conscientizar sociedade e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima

O Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, proposto pelas Nações Unidas para conscientizar sobre a importância da criatividade na solução de problemas da sociedade, será comemorado com um festival colaborativo em Maceió. A ação ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de abril, na capital alagoana. A programação ainda será divulgada.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), o projeto promoverá uma série de atividades gratuitas de educação, desenvolvimento sustentável, cultura e entretenimento. O órgão ligado ao Governo de Alagoas é anfitrião da ação, ao lado da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedcis).

“Realizar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação é mais um passo que Alagoas dá para o fortalecimento da Economia de Criadores, que vem crescendo de forma avançada e impactando diretamente o desenvolvimento econômico, social e cultural”, diz a gestora da Secult/AL, Mellina Freitas.

Para Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e diretor executivo da World Creativity Organization, o projeto é voltado para toda a sociedade, incluindo organizações sociais e governos. "Pautados nisso, a edição de 2023 terá como tema oficial 'A Era dos Criadores de Impacto'. Com muito orgulho, podemos dizer que a nossa comunidade é formada por centenas deles e que, juntos, promoveremos o desenvolvimento humano e profissional de milhares de pessoas através da Revolução Criativa".

Em Maceió, o líder local responsável pelo Dia Mundial da Criatividade é Gustavo Boroni, empreendedor alagoano com mais 14 anos de atuação em áreas da Economia Criativa. Multiartista, ele também é fotógrafo, professor, publicitário e founder da startup Estampa POP.

"Ser aprovado pela Organização Mundial da Criatividade para trazer o Dia Mundial da Criatividade para Maceió é um orgulho muito grande, mas só faz sentido se tivermos o apoio de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros da nossa região que ajudem a transformar esse dia em um evento inesquecível. Afinal, as sociedades mais prósperas encorajam e utilizam a criatividade de todos os seus membros. Em abril, vamos potencializar nosso ecossistema criativo, focados na construção de um futuro melhor com muita criatividade e inovação", declara Boroni.

Sobre o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade)

O Dia Mundial da Criatividade é uma iniciativa da World Creativity Organization (Organização Mundial da Criatividade), organização responsável por difundir a marca World Creativity Day, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

No Brasil, em 2014, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 146 cidades de 22 países com a participação de 80.000 pessoas e a distribuição de 100.000 bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.