Maceió recebe festival de cultura e sustentabilidade com mais de 15 horas de atividades gratuitas

Movimento Cidade terá mostra audiovisual, bate-papos, intervenções artísticas, exposições e shows musicais

Se cidades são formadas por pessoas, por que não as colocamos no centro das decisões em relação à infraestrutura urbana? É esse o questionamento que move o projeto Movimento Cidade, que propõe um diálogo entre sustentabilidade, progresso, criatividade e diversidade. Com patrocínio da Meta, festival chega a Maceió no dia 8 de outubro, com shows, mostras de cinema e ações de capacitação.

A ideia nasceu no Espírito Santo e ganha periodicamente a estrada, com um projeto intitulado MC Roda. Em Maceió, o palco será na Escola Técnica de Arte (ETA), no Centro, das 9h às 00h. A cantora alagoana Naty Barros, a baiana Luedji Luna e o rapper capixaba Cesar MC são as principais atrações musicais da noite.

Luedji Luna é uma das atrações - Foto: Divulgação

Como um espaço multiplataforma de exibições itinerantes do Movimento Cidade, o MC Roda chega à capital alagoana com propostas inovadoras, segundo a produção local da iniciativa. A primeira é o Geração Reels do Futuro, um convite a diversos jovens do Brasil a pensar soluções e ideias para um mundo melhor, inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), com o Instagram como principal plataforma de produção e difusão.

O público presente também contará com a recém-lançada Mostra Cidade Pedal – uma exibição de curtas nacionais que refletem sobre sustentabilidade e cidade, mobilidade urbana, cidades inteligentes e movimento sustentável brasileiro e mundial, em uma plataforma de exibição gerada pela energia do movimento de bicicletas durante o evento. A edição Alagoas do Movimento Cidade é uma realização da Caju Produções, da Voe Produções e da Secretaria Especial de Cultura - Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio da Meta.

O MOVIMENTO CIDADE

Movimento Cidade chega a Maceió - Foto: Camila Bicalho

O MC é um movimento de diversidade urbana que se pauta na dinâmica nos centros urbanos em linguagem de cinema, música, performance e debates temáticos, além de outras atividades de formação artística e cultural. É um movimento cultural que está em sua quarta edição e se propõe a provocar a relação das pessoas com os territórios em que habitam, e pautar temas como: mobilidade urbana, ocupação e esvaziamento de espaços públicos, novas tecnologias, economia criativa, processos participativos, protagonismo de comunidades, representatividade urbana, cidade e consumo, o corpo na cidade, cidades humanas e inteligentes.

Conheça melhor as ações e atividades do MC em movimentocidade.com.

Programação do Movimento Cidade.jpg - Foto: Reprodução