Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Lançamento de livros marca início da celebração dos 50 anos do Cesmac

Com três títulos lançados em evento coletivo nesta terça-feira (28), instituição expõe valorização da produção acadêmica

O lançamento coletivo de três livros organizados por docentes do Centro Universitário Cesmac marca, nesta terça-feira (28), o início das celebrações dos 50 anos da instituição de ensino superior alagoana. Abordando assuntos importantes e que compartilham conhecimentos ligados à educação e a questões contemporâneas, as publicações serão entregues à sociedade em uma cerimônia, que ocorre no Auditório João Sampaio, no Campus I do Cesmac, a partir das 16h.

Na ocasião serão lançados os livros: “Saúde e Educação na Sociedade Contemporânea: Investigação Científica e Retorno Social”; “Apoio ao Discente Cesmac: da institucionalização acadêmica à práxis docente em contexto pandêmico" e "Ser Professor (a) no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Discursos e construções identitárias do (a) graduando (a) em Letras”.

Para o vice-reitor do Cesmac, o escritor e historiador Douglas Apratto, os lançamentos expõem experiências docentes que foram vivenciadas na instituição. Além dos livros que serão lançados hoje, outros títulos serão apresentados em breve e que contam a história de vanguarda da instituição.

“Esses três livros dão um bom início a este cinquentenário. São gerações de alagoanos formados aqui, muitas histórias e todas tendo a formação dos nossos alunos como objetivo final”, afirma Apratto.

Cesmac lança livros de docentes e expõe investimento na produção acadêmica

Ele evidencia que, historicamente, a instituição de ensino superior tem papel crucial no desenvolvimento de Alagoas e que, meio século após abrir as portas, continua contribuindo para o desenvolvimento social e humano. Além disso, os lançamentos também apontam que o Cesmac segue investindo na produção de conhecimento e prezando pela excelência dos profissionais que compõem o corpo docente.

“Ficamos muito felizes com esses trabalhos, que são diferenciados, sob o comando da professora Cláudia Medeiros. Além disso, temos conseguido muitas avaliações positivas que merecem ser destacadas neste momento festivo: somos, por exemplo, conceito 5 na avaliação do MEC, em áreas diversas”, pontua o vice-reitor.

OS LIVROS

No livro “Saúde e Educação na Sociedade Contemporânea: Investigação Científica e Retorno Social”, organizado pelos docentes Evanisa Helena Maio de Brum, Luiz Renato Rodrigues Carreiro e Silvana Maria Blascovi-Assis, são abordadas discussões sobre transtornos do desenvolvimento. São oito capítulos, todos produzidos por alunos do Doutorado Interinstitucional em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro Universitário Cesmac, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. O livro é resultado do Simpósio interdisciplinar, materializado pela Editora Cesmac para tornar o texto acessível a um maior número de leitores. O projeto, iniciado em 2018 e concluído em 2022, formou novos doutores, todos docentes do Cesmac.

Na obra “Apoio ao Discente Cesmac: da institucionalização acadêmica à práxis docente em contexto pandêmico", que tem como organizadores os professores Douglas Apratto, Claudia Medeiros, David Oliveira e Maria do Desterro, os autores destacam a importância do acompanhamento e orientação ao discente como etapas do processo educativo, em todas as situações de aprendizagem que contribuam para a formação, como também na ampliação das possibilidades de permanência e no desenvolvimento de habilidades socioprofissionais que atendam as demandas do mundo do trabalho e atuação social.

“Neste livro mostramos o intenso trabalho do Cesmac durante o período da pandemia de Covid-19, quando a instituição mostrou vitalidade e resiliência para superar momentos tão adversos”, evidencia Douglas Apratto.

"Em nenhum instante os nossos alunos foram abandonados pela instituição durante a pandemia. Receberam, através de inovação e acolhimento, o incentivo necessário para continuar os estudos. Não foi uma tarefa fácil, mas superamos os desafios. Nossos estudantes e professores fizeram seu papel com sucesso”, continua o professor e historiador.

O último livro a ser lançado na tarde de hoje é "Ser Professor (a) no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Discursos e construções identitárias do (a) graduando (a) em Letras”, de autoria do docente David Oliveira. O livro é resultado de uma pesquisa de tese e está situado no âmbito da Linguística do Discurso. Trata-se de um estudo de caso que busca investigar quais discursos concorrem para a construção das identidades docentes de graduandos. A intenção é contribuir continuamente para instâncias formadoras, leitores e estudiosos, atores que atuam em instituições de educação básica.

Leia também

“O Cesmac é uma das poucas instituições de ensino de Alagoas que tem Residência Pedagógica, mostrando o seu comprometimento com a educação. É uma bela experiência, que nos engrandece”, diz Douglas Apratto.

“Daremos hoje um belo início à programação do nosso cinquentenário. Meio século formando gerações e sempre na vanguarda das ações educacionais, com ensino de qualidade, aferido por dezenas de avaliações do MEC, que atestam a eficiência de nossas práticas pedagógicas de altíssimo nível. Será Um momento ímpar”, finaliza o vice-reitor.

SERVIÇO

O quê: Editora Cesmac lança série de livros marcando celebrações dos 50 anos da Instituição

Quando: Terça-feira, 28 de fevereiro, às 16h

Onde: Auditório João Sampaio – Campus I Cesmac (Rua: Cônego Machado – Farol)

Aberto ao público