Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Jovens talentos celebram Vera Arruda em mostra de moda alagoana

Desfile do projeto “Renda-se” contou com a presença de Maria João, filha da designer homenageada

Para quem cresceu cercado pelas cores, estampas e uma moda brasileira pós-Vera Arruda, não imagina que foi a alagoana quem conferiu às passarelas e vitrines o toque nordestino que, de repente, podia ser visto nos looks de personalidades como Hebe Camargo, Carolina Dieckmann, Deborah Secco, Ivete Sangalo e até Gisele Bündchen. O que a talentosa designer e estilista apresentou ao mundo, nunca saiu de moda.

Vera Arruda, que faleceu precocemente em 2004, aos 38 anos, inspirou dez experientes e jovens profissionais da moda alagoana a criarem novas peças com esse charme colorido que esbanja identidade e alegria. As criações foram apresentadas na passarela do projeto Renda-se 2021, que está em sua segunda edição.

Beatriz Tavares, Derravera, Elton Macharot, Florise Guimarães, Leoni Bezerra, Leticia Abreu, Lumma Luz, Maria Brandão, Maria Rejane Pimentel e Rildo Nonato são os nomes dos estilistas que criaram coleções inspiradas no trabalho de Vera Arruda.

O desfile marcou a culminância do projeto criado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia e foi transmitido ao vivo no Youtube da iniciativa (Renda-se - Mostra de Moda Alagoana). O projeto tem realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto conta com a parceria da Escola Técnica de Artes (ETA), Prefeitura de Maceió e Aloo Telecom.

“Só acredito em projetos culturais inclusivos. O Renda-se é. A moda é uma teia que envolve centenas de pessoas. O Renda-se, em cada edição, trabalha diretamente e indiretamente com cerca de 500 pessoas. O fato do projeto ter seu ápice na transmissão do desfile via redes sociais, YouTube, e Facebook dá visibilidade a toda a criatividade de muitos grupos produtivos da arte e da cultura , pelo viés da moda”, diz Mirna Porto.

NA PASSARELA

A reinvenção de Vera Arruda, por tantos olhares diferentes, foi o ponto alto do projeto, que hoje aparece como um respiro para a moda alagoana e todo o mercado criativo local.

O desfile contou com a presença - na passarela - da filha de Vera: Maria João, que aparece em dois looks (religioso e de crochê).

Confira o evento completo:

Gallery 1131554 with 13 elements