Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Inscrições abertas para o II Festival de Cinema de Arapiraca

Evento almeja fazer história e ser lembrado para além das telas

A Sétima Arte está novamente espalhando seus fotogramas pela segunda maior cidade de Alagoas, prestes a completar seu centenário em 2024, fazendo um retrato, um registro mnemônico do agora.

Que Arapiraca queremos ser? Ou melhor: como ela quer ser vista? Como podemos captar visualmente um sentimento que transpasse a sombra dessa grande árvore e chegue a todos(as)?

Leia também

É desse modo que, também, o Festival de Cinema de Arapiraca almeja fazer história e ser lembrado para além das telas, nesta que é a 2ª edição do evento.

Neste domingo (4), foi lançado oficialmente o edital com chamamento público para produtores audiovisuais locais e de todo o país. Ele já pode ser conferido na íntegra neste link: www.festivaldecinemadearapiraca.com/home/inscricoes2023.

QUATRO MOSTRAS

A primeira edição do Festival de Cinema de Arapiraca foi um sucesso, com mais de 1.500 produções inscritas. Neste novo certame, gratuitamente, os produtores terão até 07/07/2023 para participar, enviando seus projetos audiovisuais para a curadoria.

O Festival contará com três mostras competitivas: "Mostra Brasil", "Mostra Nordeste" e "Mostra NAVI de Cinema de Formação", além da mostra paralela de Cinema Infantil.

Haverá premiações para Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Interpretação; Melhor Fotografia; Melhor Som; Melhor Roteiro; Melhor Direção de Arte; e Melhor Montagem.

Como premissa, todos os curtas-metragens inscritos para a seleção deverão ter até 25 minutos, produzidos a partir de 25 de janeiro de 2021, e ser enviados, através do site festivaldecinemadearapiraca.com.

O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de agosto próximo, quando serão conhecidos os projetos habilitados e selecionados e, desse modo, os(as) cineastas.

FESTIVAL EM SETEMBRO

O evento em si será realizado entre os dias 13 e 17 de setembro de 2023, com nova edição em Arapiraca, contando em sua programação com oficinas, masterclasses e mesas de debates.

"A proposta é incentivar o cinema brasileiro, destacando o diálogo e o intercâmbio entre realizadores, além de expor reflexões sobre a democratização do acesso e os entraves enfrentados pela produção independente arapiraquense e do Nordeste", diz um dos idealizadores do Festival, Wagno Godez.

Ele reforçou, ainda, sobre o sucesso da primeira edição do Festival e pontuou a importância da continuação deste evento para a criação de conexões entre a produção local e outros centros de produção, além de também expressar a afirmação da cena cinematográfica local, diante da ponte fazedor(a) e espectador(a). O cinema só possui fluidez quando assistido – em ambos os sentidos.

O evento é uma realização do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), por meio da Associação de Artistas de Massaranduba (AAMA), sendo produzido pela Arte Camaleão, em parceria com a Filmes de Bananola. O apoio é da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Acompanhe as novidades do Festival, no perfil do Instagram @festivaldecinemadearapiraca.

Para conferir o regulamento e a ficha de inscrição desta 2ª edição, acesse: https://festivaldecinemadearapiraca.com/home/.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas