Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Influenciador ganha destaque nas redes sociais ao falar de política com humor

Carlinhos Monteiro, de 24 anos, revela que pediu demissão do emprego para se dedicar ao conteúdo no Instagram

Ele fala de política como quem conta uma fofoca para uma vizinha. É assim que o influenciador alagoano Carlinhos Monteiro quer transformar o assunto em algo, segundo ele, mais acessível, engraçado e, ainda assim, digno de reflexão. Aos 24 anos e mais de 27 mil seguidores no Instagram, o publicitário de Passo do Camaragibe conta que pediu demissão do antigo emprego e agora vai se dedicar totalmente às redes sociais.

Carlinhos chegou a se inscrever como candidato a governador-tampão de Alagoas, mas, após os imbróglios que marcaram o pleito, retirou a candidatura. O objetivo de se candidatar é um exemplo do que ele quer fazer com a visibilidade que está ganhando na internet. “Não foi pra aparecer somente, foi para chamar a atenção dos alagoanos para a eleição do tampão e dizer que os eleitores também podem se candidatar, buscar seu protagonismo. O que eu quero é tornar esse assunto mais leve para as pessoas”.

O influenciador diz que não esperava tanta repercussão para suas “resenhas políticas”, mas confessa que o interesse pelo meio político surgiu na infância, quando sua diversão incluía acompanhar comícios e ir às caminhadas e carreatas no interior.

"Na minha cidade, desde os oito, nove anos, eu participo de eleição, indiretamente. Por eu ser fascinado por política, eu sempre gostei de estar perto dos políticos, então seguia muitos prefeitos, vereadores, o que facilitou bastante essa imersão no marketing político e nas resenhas que eu faço”, diz.

“Eu não sei como tudo começou, eu só comecei a resenhar, a comentar, nunca imaginei que tomaria essa proporção”, relata Carlinhos.

Em suas postagens, ele comenta de decisões importantes até os looks das primeiras-damas. E não se atém somente à política alagoana. Recentemente, inclusive, um comentário de Carlinhos sobre a roupa usada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, virou notícia com repercussão nacional. “Rico também repete roupa”, disse ele na ocasião.

Com bom humor, ele fala dos projetos apresentados por parlamentares, mas também do que eles fazem nas horas vagas. Brinca sobre as rixas políticas e não poupa os chamados caciques da política, apesar de temer ser mal interpretado.

“Eu acredito que muitas pessoas se sentem representadas. Acredito que muitas delas querem falar o que eu falo, mas não tem coragem. Mas eu não falo nada como afronta, falo em tom de brincadeira. Em muitos casos é o que eu realmente penso, é a minha opinião. Mas muitas vezes é só brincadeira, nem é o que eu acredito, é só uma forma de brincar sobre aquilo, ver a vida com mais leveza”, explica.

O que começou como brincadeira e passatempo, no entanto, está se tornando a nova profissão do publicitário de Passo do Camaragibe. Carlinhos Monteiro diz que pediu demissão do emprego e quer se dedicar totalmente ao Instagram, considerando, claro, o ano eleitoral.

“A minha graduação em publicidade e propaganda acabou sendo importante para eu ter uma visão mais ampla e crítica das coisas, mas eu pedi demissão do emprego para me dedicar a brincar com políticos e com política. É isso. Meu plano é continuar ganhando pix. Enquanto estiverem mandando pix pra mim vou continuar resenhando, porque, se pararem, terei que voltar a trabalhar com outra coisa e não vou ter mais tanto tempo para estar gravando stories, né?”, diz.

TAMBÉM É COISA SÉRIA

Apesar de brincar com o assunto, Carlinhos Monteiro conta que seus comentários sobre reportagens jornalísticas acabam fazendo com que as pessoas busquem informação em seu perfil. Para ele, muitas pessoas querem se informar, mas com leveza. Ele aproveita para lembrar que leva a sério o trabalho de influenciador e revela que já recebeu propostas indecentes.

“Mesmo brincando e rindo, eu gosto de levar à reflexão. E eu sei que brincando a gente prende a atenção e leva as pessoas a gostarem mais de política”, diz. “Já recebi convites de pessoas que queriam pagar para eu falar mal de adversários. É o tipo de coisa que eu não faço, que não faz parte da minha índole, do meu caráter. Ninguém vai me ver falando mal de determinado político patrocinado por outro. Tenho consciência de que as pessoas vêm na minha rede social para brincar, pra relaxar, ver a política de uma forma mais leve, bem humorada”, afirma Carlinhos. “E nada do que eu falo é com maldade”, completa.

Ele sequer tem os 30 anos exigidos pelo edital da eleição indireta a governador-tampão, na qual era candidato. Segundo ele, a candidatura foi ideia de um amigo, que viu ali uma oportunidade de a candidatura se converter em visibilidade. “É para aparecer, sim, mas, vivendo a política de perto, percebi a importância de os eleitores participarem mais. Muita gente ficou sabendo da eleição do tampão por causa da minha candidatura. Eu acho que as pessoas também devem se candidatar, mas se tiverem ideias, projetos, quando você acredita que pode mudar a vida das pessoas, política é isso”, diz.

Em ano eleitoral, atrair a atenção dos eleitores nas redes sociais pode ser um diferencial, defende o publicitário, que também acredita que as pessoas devem se posicionar.

“É hora das pessoas se pronunciarem, é hora de todos terem um posicionamento. Seja você jovem, idoso, de todas as classe, todas as idades. É muito importante você se posicionar este ano, expor o que você quer e declarar a sua posição, mas de uma forma que não agrida. Todo mundo sabe, no Instagram, com quem eu simpatizo, com quem eu não simpatizo. Mas não ofendo ninguém. Você não precisa se intrigar de todo mundo para participar da política”, conclui Carlinhos Monteiro.