Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

IAM lança 4ª edição da ‘Enciclopédia Municípios de Alagoas’; confira!

Atualizada e expandida, obra traz dados históricos, econômicos, geográficos e culturais das 102 cidades do Estado

Do berço de Alagoas ao cotidiano da atualidade. Dos braços que construíram o estado até às mentes que o administraram. Os fazeres, paisagens, folguedos, sabores, geografia, a potência econômica e criativa dos quatro cantos de Alagoas. Tudo isso e ainda mais poderá ser conferido na nova edição da Enciclopédia Municípios de Alagoas, que chega, a partir deste fim de semana, aos leitores da Gazeta de Alagoas, por meio de fascículos encartados nas edições de fim de semana.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Leia também

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Acesse aqui o primeiro fascículo

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A obra foi idealizada pelo Instituto Arnon de Mello (IAM) e traz atualizações econômicas, geográficas e registros indispensáveis da história dos 102 municípios de Alagoas. Composta por 12 fascículos colecionáveis, a enciclopédia desvenda o estado por meio de textos e fotografias, abordando esses diversos aspectos sob os olhares de historiadores e intelectuais.

Os fotógrafos Ailton Cruz e Ricardo Lêdo assinam as imagens que compõem a 4ª edição da Enciclopédia Municípios de Alagoas, que tem coordenação editorial de Stefano Brito e é assinada ainda por Cármen Lúcia Dantas, Douglas Apratto, Cícero Péricles e Maria do Rosário de Oliveira.

A última edição da enciclopédia havia sido lançada há dez anos. Para o jornalista Stefano Brito, a obra atualiza história, economia, geografia e cultura, tratando de todos os elementos que formam os municípios de Alagoas.

Do litoral ao sertão de Alagoas, obra esmiúça dados e informações sobre os 102 municípios de AL
Do litoral ao sertão de Alagoas, obra esmiúça dados e informações sobre os 102 municípios de AL | Foto: Ailton Cruz

“A atualização também traz o recurso do QRCode, que proporcionará ao leitor assistir vídeos de várias características geográficas, econômicas e históricas de algumas regiões, como, por exemplo, os Baixios de Dom Rodrigo, no Pontal de Coruripe, que é visto apenas quando a maré está baixa. São informações que vêm agregar e dar mais beleza ao projeto”, adianta o coordenador editorial.

“Com este lançamento, abrimos várias janelas para conhecer Alagoas. A nova edição serve para aplacar a curiosidade dos leitores, mas também servirá como fonte de pesquisa, de estudo para os mais variados graus da educação, além de ser um guia para gestores tomarem decisões melhores e até para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer nosso estado pessoalmente”, completa Stefano Brito.

Reconhecida em todo o Brasil por seu trabalho como museóloga e pesquisadora, Carmen Lúcia Dantas ressalta que a quarta edição da Enciclopédia Municípios de Alagoas chega aos leitores enriquecida com registros fotográficos contundentes, além de gráficos e mapas.

Projeto gráfico caprichado completa informações atualizadas pelos maiores pesquisadores de AL
Projeto gráfico caprichado completa informações atualizadas pelos maiores pesquisadores de AL | Foto: Reprodução

“Participar deste projeto tão abrangente é uma grande alegria para mim, principalmente pela importância que representa para o Estado. Através de suas páginas, estudantes vão conhecer melhor Alagoas. A Organização Arnon de Mello está de parabéns”, afirma.

HISTÓRIA E ECONOMIA

Douglas Apratto, um dos historiadores e intelectuais de maior grandeza de Alagoas e do País, diz que, muito mais que as belas paisagens que ilustram a obra, a nova edição aproxima os leitores de uma Alagoas real, do que ela foi e do que pode ser.

“Mais que um belo livro fasciculado, o que você tem na enciclopédia é uma extraordinária reunião de informações. Reunindo alguns dos melhores especialistas em cada área abordada nesta obra, em magnífica síntese”, diz.

“Da origem dos municípios até a trajetória cultural; da geografia de cada recanto até a economia, são dados atualizadíssimos. A obra alavanca Alagoas através da sensibilidade do Instituto Arnon de Mello, mostrando que se pode fazer, nesta terrinha, obras de qualidade equivalente às que são feitas na mais rica e maior unidade federativa. Orgulho de fazer parte da equipe e ter essa oportunidade de democratizar o conhecimento”, completa Apratto.

Enciclopédia também traz informações sobre a geografia dos municípios do Estado
Enciclopédia também traz informações sobre a geografia dos municípios do Estado | Foto: Reprodução

O economista, escritor e professor Cícero Péricles conta que o trabalho para construir a Enciclopédia Municípios de Alagoas começou em 2006. A publicação teve uma enorme aceitação do público.

“A força da enciclopédia está na combinação dessas informações atualizadas, um trabalho de importância muito grande para a rede escolar e para os leitores comuns. Esse volume de informações é valorizado por um projeto gráfico que, desde a primeira edição, tem chamado a atenção pela beleza e pelo esmero na apresentação”, afirma.

“Na parte de economia, utilizamos sempre os dados mais recentes das instituições que fazem levantamento municipalizado para dar uma visão panorâmica de cada uma das localidades, desde a menor delas até Maceió, com dados sistematizados sobre as atividades econômicas mais significativas dos municípios, o peso das transferências federais, a receita de cada prefeitura e os indicadores que revelam o quadro geral da dinâmica das localidades alagoanas”, detalha Péricles.

“O retorno desse trabalho é gratificante pela reconhecida qualidade, tanto do produto impresso quanto pela edição eletrônica, que têm servido aos muitos leitores como fonte de informação sobre a história, geografia, cultura e vida econômica municipal dos alagoanos”, finaliza o economista.

INSTITUTO ARNON DE MELLO

Personalidades de cada município e contexto histórico também estão registrados na obra
Personalidades de cada município e contexto histórico também estão registrados na obra | Foto: Reprodução

Presidente do Instituto Arnon de Mello (IAM) e diretor comercial da Gazeta de Alagoas, Fernando James recorda que foi em 2006 que o IAM deu início à produção de uma série de obras que entraram para a história de Alagoas. Naquele ano foi lançada a primeira edição da Enciclopédia Municípios de Alagoas.

“O Dr. Carlos Mendonça, que na ocasião estava à frente do IAM e que sempre foi um defensor da cultura e da história de Alagoas, defendeu que era preciso fazer a maior pesquisa já realizada no estado. Para isso, precisava de um time de pesquisadores de referência. Foram convidados os professores doutores Douglas Apratto, Cármen Lúcia Dantas, Cícero Péricles e Rochana Andrade. O lançamento nos surpreendeu pela grande procura por instituições de ensino, entidades de classe e órgãos públicos pela riqueza de informações sobre Alagoas”, diz Fernando James.

O presidente do IAM ressalta que o sucesso da obra foi tão grande na primeira edição que outras surgiram, repetindo a grande aceitação do público. Fernando James lembra ainda que, a partir da Enciclopédia Municípios de Alagoas, outras obras com o selo de qualidade do instituto foram lançadas, como “Patrimônio Arquitetônico”, “Folguedos de Alagoas, Alagoas – Século XXI” e “Mestres Artesãos”.

“Após dez anos desde o lançamento da 3ª edição, o IAM decide lançar a 4ª edição. Alagoas mudou muito em uma década e este projeto cumpre o importante papel de informar a várias gerações tudo sobre Alagoas. É um material rico, porque reúne todas as áreas mais importantes sobre o nosso estado em uma única publicação”, continua.

Presidente do IAM e diretor executivo da OAM afirmam que projeto dá continuidade ao legado de Arnon de Mello
Presidente do IAM e diretor executivo da OAM afirmam que projeto dá continuidade ao legado de Arnon de Mello | Foto: Ailton Cruz

Neto de Arnon de Mello, Fernando James diz que o avô — o jornalista, empresário e político alagoano que dá nome à instituição — sempre defendeu que o compromisso das suas empresas de comunicação também era trabalhar para preservar a história e a cultura de Alagoas.

“A enciclopédia é mais um presente que o IAM dá à sociedade, retribuindo toda credibilidade que nossos veículos de comunicação conquistaram na sociedade com o seu jornalismo. A Gazeta de Alagoas se prepara para comemorar 90 anos em 2024, um marco no jornalismo do País. Reeditar esta obra após 10 anos é comemorar toda a história da Gazeta, que foi a empresa pioneira da Organização Arnon de Mello, uma forma de premiar os leitores e assinantes. Agradecemos aos parceiros que acreditam e apostaram neste projeto”, conclui Fernando James.

Para o diretor executivo da Organização Arnon de Mello (OAM), Luis Amorim, o detalhamento minucioso de informações é o grande destaque da Enciclopédia Municípios de Alagoas.

“Antes desta publicação, havia uma lacuna, uma enorme ausência de indicadores sociais e econômicos de Alagoas condensados num só livro ou ambiente. Hoje, graças ao trabalho aprofundado e rigoroso dos pesquisadores e intelectuais que trabalharam junto ao IAM, a Enciclopédia Municípios de Alagoas é fonte qualificada para acadêmicos, políticos, alunos do ensino médio, fundamental, além do setor público e muitos outros segmentos”, evidencia Luis Amorim.

Imagem ilustrativa da imagem IAM lança 4ª edição da ‘Enciclopédia Municípios de Alagoas’; confira!
| Foto: Ailton Cruz

“Também não tínhamos referências geográficas e históricas reunidas. Embora Alagoas seja um estado pequeno, há peculiaridades geográficas e uma rica história que merecem ser preservadas”, continua o diretor executivo.

Luis Amorim afirma que a nova edição da obra dá continuidade à história de protagonismo e bons serviços prestados pela OAM à Alagoas.

“Depois da 3ª edição,, em 2012, era esperado que os órgãos públicos apurassem e disponibilizassem os índices oficiais no ano de 2020. Mas, como a pandemia atrapalhou o censo e, somente agora, os recenseadores estão concluindo o seu trabalho, uma infinidade de setores, produtivo, acadêmico e a população num todo foi prejudicada. Isso também nos moveu a atualizar as informações e produzir esta 4ª edição”, conta Amorim.

“Esses dados são de grande importância, pois também norteiam políticas públicas. Agora, todos eles podem ser encontrados na Enciclopédia Municípios de Alagoas, atualizados e ampliados. Tudo à disposição da sociedade alagoana”, finaliza o diretor executivo da OAM.

Organizada pelo Instituto Arnon de Mello e pela Organização Arnon de Mello, a 4ª edição da Enciclopédia Municípios de Alagoas conta com o apoio do Governo de Alagoas, Assembleia Legislativa de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Sesi, Prefeitura de Marechal Deodoro, Mineração Vale Verde, Equatorial Energia e AMA.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas