Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

HOJE: Ballet Maria Emília Clark apresenta dois espetáculos com entradas gratuitas em Maceió

"Savium", em homenagem ao historiador Luiz Sávio de Almeida, e "Ubuntu", com estudantes de escolas públicas, serão apresentados no Teatro Deodoro

Biógrafo intelectual de Alagoas, o professor e historiador maceioense Luiz Sávio de Almeida terá sua história contada por meio da dança em homenagem promovida pelo Ballet Maria Emília Clark. A apresentação gratuita do espetáculo “Savium” será nesta terça-feira (30), às 20h, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

Além de “Savium” - mais cedo, às 15h - a tradicional companhia de Ballet apresenta um outro espetáculo, também com entrada franca. Trata-se de “Ubuntu”, produção oriunda do projeto Balé a Serviço da Educação, realizado voluntariamente pela bailarina e professora Maria Emília Clark com alunos da rede pública de ensino.

Leia também

De acordo com Maria Emília, “Savium” traz a força do homem, do escritor, do pensador, do professor e do educador social Luiz Sávio de Almeida, que dedica-se à pesquisa e ao registro da memória de Alagoas. O espetáculo integra a programação que comemora os 111 anos do Teatro Deodoro.

“É a uma obra técnica e artística, onde apresentaremos a vida e a obra do mestre, envolvido com uma gama de questões sociais, como a da negritude, a indígena e decisivamente com o seu universo sensorial e escritos, voltados à igualdade de nosso povo”, explica a bailarina na apresentação do espetáculo.

A produção do B.M.E Clark explora as histórias e a evolução da sociedade alagoana narradas por Sávio de Almeida em seu blog, “local” que o professor explora com maestria há vários anos.

Imagem ilustrativa da imagem HOJE: Ballet Maria Emília Clark apresenta dois espetáculos com entradas gratuitas em Maceió
| Foto: Divulgação

A persona do mestre Sávio está presente na obra por meio de suas gargalhadas, que integram a trilha sonora. Além disso, a voz do mestre traz ao palco dores, certezas, dúvidas e pensamentos do passado e do presente. Textos teatrais, prosas e ensaios também foram recortados para apresentar a essência de Luiz Sávio de Almeida, que é “beijar a terra onde vive”.

De acordo com Maria Emília Clark, Savium vem do latim, “beijar” e do italiano “inteligente’’, “brilhante”. Para a bailarina e coreógrafa, “a Cia encarna decisivamente o homem, o escritor e o mito”.

A trilha sonora é assinada por Laércio Leão, enquanto as entrevistas com Luiz Sávio de Almeida que originaram o espetáculo foram conduzidas por Mônica Carvalho. A iluminação é de Aldo Gomes.

No palco, os bailarinos: Euller Lima, Renata Paiva, Felipe Alves, Jhenny Rotandaro, Bruno Borges, Natália Buarque, Lucas Alves, Luana Soares, Daniel Lanças, Kelly Mota, João Sabino, Júlia Miranda e Chrislayne Araújo. A direção é de Maria Emília Clark.

“Savium. Uma planície de madeira… um infinito resistente. Dele, o tambor. O tambor traz o som feito pelo oco da madeira e por sua veste, abraçado por pele de animais. Religiosidade e fé. Vida, sonhos e servidão”, diz trecho do texto que apresenta o espetáculo.

SOBRE SÁVIO DE ALMEIDA

Luiz Sávio de Almeida é alagoano, maceioense, professor, historiador, tem diversos livros publicados, organizou cursos, expedições, escreveu peças de teatro, atuou no jornalismo e vem influenciando gerações de estudiosos das mais diversas áreas, assim como artistas e intelectuais, não apenas alagoanos, mas de todo o Brasil. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ufal, mestrado em Educação pela Michigan State University e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de um sem-número de outros títulos, mas sempre diz que os mais importantes são os que lhe foram dados pelo povo pobre e humilde de Alagoas.

UBUNTU

Imagem ilustrativa da imagem HOJE: Ballet Maria Emília Clark apresenta dois espetáculos com entradas gratuitas em Maceió
| Foto: Divulgação

Espetáculo que será apresentado às 15h, “Ubuntu” leva alunas e alunos da iniciativa Balé a Serviço da Educação ao palco centenário do Teatro Deodoro. O projeto social, que oferece aulas de dança gratuitas a alunas e alunos da rede pública de ensino, está no sexto ano de atividades e vai culminar com a apresentação.

Serão 30 adolescentes no palco, entre bailarinos e bailarinas, mostrando o resultado de todo trabalho que há meses vem sendo desenvolvido.

Ubuntu é uma palavra de origem africana e identifica uma ação que traduz uma ideia filosófica que induz ao respeito, à solidariedade e à empatia, com foco na preservação do meio ambiente, na qual “a minha existência está conectada a do outro”.

“Desta forma, somos e fazemos parte do processo de manutenção do nosso habitat, espaço ecológico preservado e união dos povos em torno do bem fazer e na construção de uma nova ordem existencial. Neste momento, entre a pandemia e a pós”, explica a professora Maria Emília Clark.

Foram dois meses de preparação, divididos em 14 ensaios para a montagem do espetáculo. A diversidade de rostos e idades é uma das marcas do Balé a Serviço da Educação. Para se ter uma ideia, as idades variam de 21 anos até uma bailarina mirim com apenas seis anos.

De acordo com a produção, para ambos espetáculos será obrigatório o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento e à capacidade permitida pelo Teatro Deodoro. O espetáculo será aberto ao público, mas aqueles que quiserem reservar seu lugar, já que geralmente as apresentações do projeto são lotadas, podem fazer sua reserva por meio do seguinte link: https://forms.gle/4epgHB8UKnb9nDh46 .

Também sob direção de Maria Emília Clark, o espetáculo “Ubuntu” traz os bailarinos: Grazielly Agrelli da Silva, Melissa Vitória Silva Santos, Mayra Lowyse Soriano dos Santos, Francialy Clarissa Melo dos Santos, Ramona Lins Gonçalves, Melissa Lins Gonçalves, Kécia Naftaly Tavares de Almeida Lima, Júlia Cândido de Miranda, Débora dos Santos Silva, Sara dos Santos Silva, Joanny Suzan Pita Silva do Carmo, João Sabino dos Santos Neto, Alice Rafaela Santos Silva, Any Sofia Santos Silva, Lívia Vitória Braz do Nascimento, Pâmela Denise Rodrigues dos Santos Silva, Mylena Barbosa dos Santos, Sabrina Hellen Da Silva Panta, Monike Vitória Matias Ferreira, Daniel Lanças, Layza Mayra, Riuane Rebeca, Amanda Xavier, Ludmila Melo, Camilly Mayara Gonçalves da Silva, Alicia Gabriele, Ana Clara Santos, Ana Luiza Melo, Chrislayne Araújo da Silva.

SERVIÇO

O quê: Espetáculo Ubuntu, do Ballet Maria Emília Clark com alunos da rede pública de ensino de Maceió

Quando: Terça-feira, 30 de novembro, às 15h

Onde: Teatro Deodoro (Centro de Maceió)

Quanto: Gratuito | Reserva de ingressos pelo link; https://forms.gle/4epgHB8UKnb9nDh46

O quê: Espetáculo Savium, do Ballet Maria Emília Clark

Quando: Terça-feira, 30 de novembro, às 20h

Onde: Teatro Deodoro (Centro de Maceió)

Quanto: Gratuito, ingressos no local

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas