Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Gestores de cultura discutem panorama para o setor em Maceió

Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura está reunido na capital e avalia cenário na atual conjuntura no País

Membros do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios estão reunidos na manhã desta quinta-feira (16) no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió, para discutirem o atual panorama nacional das políticas culturais. Ao final do encontro, iniciado ontem, eles devem eleger a nova diretoria do colegiado para o biênio 2019/2020.

O encontro, coordenador pelo ainda presidente do fórum, o alagoano Vinícius Palmeira, também presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) de Maceió, conta ainda com a participação de representantes da área cultural das cidades de Arapiraca e Coqueiro Seco, além de gestores de outros estados vindos de Curitiba, Porto Velho, Campinas, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Ribeiro Preto, Goiânia, Porto Alegre, Macapá, Fortaleza e Caruaru.

Os gestores da cultura devem formalizar as próximas ações para a área, que devem ser apresentadas à Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cidadania.

"Esta é uma importante reunião para o planejamento de nossas ações", reforça Rosângela Carvalho, secretária de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca. De acordo com ela, entre os temas levantados no encontro estão  a garantia dos repasses de recursos das loterias para o Fundo Nacional de Cultura - Conselho Federal da OAB moveu ação pública na Justiça - e a liberação dos recursos já assegurados para o audiovisual por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Em 2018, o fórum foi uma das entidades que saiu em defesa da permanência do Ministério da Cultura, extinto por decreto pelo presidente Jair Bolsonaro no início deste ano - a pasta se tornou uma secretaria e passou a fazer parte do Ministério da Cidadania.

Dados do colegiado indicam que o setor de cultura representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera mais de 1 milhão de empregos diretos em aproximadamente 200 mil empresas do setor.

Tags