Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Gestores de cultura discutem panorama para o setor em Maceió

Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura está reunido na capital e avalia cenário na atual conjuntura no País

Membros do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios estão reunidos na manhã desta quinta-feira (16) no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió, para discutirem o atual panorama nacional das políticas culturais. Ao final do encontro, iniciado ontem, eles devem eleger a nova diretoria do colegiado para o biênio 2019/2020.

O encontro, coordenador pelo ainda presidente do fórum, o alagoano Vinícius Palmeira, também presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) de Maceió, conta ainda com a participação de representantes da área cultural das cidades de Arapiraca e Coqueiro Seco, além de gestores de outros estados vindos de Curitiba, Porto Velho, Campinas, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Ribeiro Preto, Goiânia, Porto Alegre, Macapá, Fortaleza e Caruaru.

Leia também

Os gestores da cultura devem formalizar as próximas ações para a área, que devem ser apresentadas à Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cidadania.

"Esta é uma importante reunião para o planejamento de nossas ações", reforça Rosângela Carvalho, secretária de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca. De acordo com ela, entre os temas levantados no encontro estão  a garantia dos repasses de recursos das loterias para o Fundo Nacional de Cultura - Conselho Federal da OAB moveu ação pública na Justiça - e a liberação dos recursos já assegurados para o audiovisual por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Em 2018, o fórum foi uma das entidades que saiu em defesa da permanência do Ministério da Cultura, extinto por decreto pelo presidente Jair Bolsonaro no início deste ano - a pasta se tornou uma secretaria e passou a fazer parte do Ministério da Cidadania.

Dados do colegiado indicam que o setor de cultura representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera mais de 1 milhão de empregos diretos em aproximadamente 200 mil empresas do setor.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas