Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Festa das Águas celebra a cultura afro neste final de semana em Maceió

Programação teve início nesse sábado (8) e se estende até as 21h deste domingo, na Praça Multieventos

Localizada na orla de Pajuçara, a Praça Multieventos foi palco, nesse sábado (8), do primeiro dia da 10ª Festa das Águas, tradicional celebração ao dia de Yemanjá. A festividade é uma realização da Liga de Grupos Afro-Alagoanos e conta com a parceria da Prefeitura de Maceió. Neste ano, a programação da Festa das Águas abrange, inclusive, o domingo (9), levando diversas apresentações dos grupos locais do segmento da cultura afro ao público presente.

Nesses 10 anos, a Festa das Águas se tornou uma celebração de resistência e apoio à religiosidade de matriz africana, e também de incentivo à cultura afro-brasileira.

Leia também

O clima na orla de Pajuçara era de pura alegria, com milhares de pessoas vestidas no típico azul e branco da figura sagrada a quem são dedicadas as festividades dos dois dias de Festa das Águas: Yemanjá, a orixá das águas do mar.

Durante o xirê ("roda", numa tradição livre do Yorubá), que é um dos momentos mais esperados do dia, quando vários grupos culturais e afroreligiosos se reúnem para fazer juntos a grande celebração de canto e dança, Carlos Spinelli, professor e estudante de jornalismo, segurava forte em suas guias brancas, azuis e amarelas, dos orixás que o protegem, para não chorar.

"Essa é a décima vez que venho a este evento", disse Spinelli, emocionado. "Desde a Quebra de Xangô (em 1912, foi o nome dado ao triste episódio de intolerância religiosa no qual o poder público ordenou a destruição de todos os terreiros de religiões afrobrasileiras em Maceió, que detinha, à época, a segunda maior Nação Negra do Brasil), nós estamos tentando mostrar, através de eventos como esse, que estamos vivos, e provando, sempre, a importância desta religião e desta cultura para a identidade do povo alagoano", afirmou.

Identidade esta que deu a tônica da fala de Mestre Sandro, do Coletivo Afrocaeté, de maracatu, poucos minutos antes da entrada do grupo ao palco da Festa das Águas. "Para o nosso grupo, é uma honra fazer parte dessa festa ao lado de tantos amigos", destacou o mestre cercado pelos trajes brancos e pelos instrumento percussivos que os membros de seu grupo vestiam e carregavam.

Christiano Barros era uma dessas pessoas que estavam ao lado de Mestre Sandro, preparando-se para entrar no palco. Entretanto, a sua fala não foi enquanto membro do Coletivo Afrocaeté, do qual já faz parte há alguns anos, mas enquanto organizador da Festa das Águas: e ele estava muito orgulhoso por ser uma das cabeças à frente da décima edição do evento.

"São dez anos de resistência e de existência. Esse é um momento muito especial pra nós, em que tudo é felicidade". Para ele, o apoio da Prefeitura às festividades é importante, porque fortalece a estrutura do evento, tornando possível que a Liga Afro consiga "encher a Praça Multieventos".

"Para realizarmos este grande evento, precisamos de apoio", falou Christiano, antes de se posicionar em direção à entrada do palco.

Veja a programação para este domingo (9):

15h30 - Grupo 1 - Thembá

16h - Grupo 2 - Orquestra de Tambores

16h30 - Grupo 3 - Afrolozzi

17h - Grupo 4 - Afoxé Ofá Omin

17h30 - Grupo 5 - Projeto Erê

18h - Grupo 6 - Mel Nascimento

18h30 - Grupo 7 - Afro Mandela

19h - Grupo 8 - Afojubá

19h30 - Grupo 9 - Banda Ogbon

20h - Grupo 10 - Maracatod@s

20h30 - Grupo 11 - Afoxé Oju Omin Omorewá

21h - Encerramento

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas