Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Escritor alagoano realiza live lançando livro premiado na Lei Aldir Blanc

Lançamento acontece 28 de maio, às 19h30

O mar e todo emaranhado de sentidos que ele traz ganha força pulsante no terceiro livro de poemas do escritor e jornalista Jean Albuquerque, 34. A ressaca do mar trincou meus ossos (2021), lançado pela Loitxa Lab e premiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), terá live de lançamento realizada no canal do YouTube do selo, no dia 28 de maio, a partir das 19h30.

De Drummond a Borges, dos cânticos de Caymmi, da celebração de Martinho da Vila aos sons mais modernos, como é o caso da banda de post-rock E a terra nunca me pareceu distante, tudo é recorte, influência; parte que constitui um universo construído com sal e memórias. O escritor fez uma playlist com as canções que serviram de influência na produção do livro e você pode conferir abaixo.

Participam da live o poeta e artista radicado em Belo Horizonte, Pedro Bomba; o poeta, professor, ator e cineasta alagoano, Nilton Resende e a professora e pesquisadora, doutoranda em Estudos Literários, Ana Maria Vasconcelos.

Albuquerque explica que o lançamento marca a chegada de uma nova editora no mercado literário alagoano. O selo Loitxa Lab, do qual também é editor, tem previsão de lançar mais dois livros durante o ano, também premiados pela Lei Aldir Blanc.

A obra foi selecionada ano passado no Prêmio Diversidades Literárias, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) por meio da Lei Aldir Blanc. Certame que visa fomentar a produção, publicação, circulação e o acesso à leitura no Estado de Alagoas.

O AUTOR

Nascido em Maceió (AL), Jean é escritor e jornalista. Publicou os livros: Meu peito é um caminhão de mudança abarrotado com todas as lembranças que você deixou (Oxenti Records, 2016), Os deuses estão embriagados de uísque falsificado (Sirva-se Edições Alternativas, 2017) e A ressaca do mar trincou meus ossos (Loitxa Lab, 2021). Organizou a coletânea Inferno tropical (Sirva-se Edições Alternativas, 2018). Também é editor do site O que os Olhos Não Veem.