Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Em Maceió, escritor e jornalista Xico Sá participa de evento gratuito nesta quarta (20)

Palestra integra evento 'Diálogos Contemporâneos', ciclo de palestras gratuitas no Teatro Deodoro

Ao conversar com Xico Sá, conseguimos sentir algo diferente, uma leveza nas palavras, atenção a todo momento. São atributos de um mestre, que conversou com este repórter sobre o evento Diálogos Contemporâneos, que ocorre no Teatro Deodoro até o próximo mês. O encontro recebe pensadores de várias áreas para falar sobre os mais diversos assuntos, relacionados principalmente à realidade atual da população brasileira e suas relações, pessoais, emocionais e até mesmo espirituais. A conversa com Xico Sá ocorre na noite de hoje, 20 de outubro, às 19h. A entrada é gratuita e haverá transmissão ao vivo pelo Youtube (Diálogos Contemporâneos).

Com o tema ‘Mundo digital e sociedade em rede - As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação’, Xico Sá, abordará as relações do jornalismo com a experiência no campo da comunicação e das redes sociais e trará seu olhar literário. Sá tem diversos livros publicados, como Big Jato (2012), que virou filme, Sertão Japão (2018) e O livro das Mulheres Extraordinárias (2014) e com certeza muito conteúdo para dividir com o público que comparecer ao seu painel.

Leia também

O cearense lembrou algo que faz falta em eventos grandes e com participações importantes - como no caso dele: a relação com a plateia. Sem aquela formalidade dos cursos de direito, por exemplo (piadinha do estagiário). Trazer uma conversa tranquila é o que Xico deseja, trocar experiências profissionais e aprendizados com o público, porque, segundo ele, “estamos todos tentando manter a sanidade mental nesse momento”, e acrescentou: “os primeiros encontros com a plateia serão de uma riqueza sem fim”.

Em relação ao retorno dos eventos com público, Xico disse que “a conversa olho no olho é uma troca” e lembrou dos momentos pandêmicos onde os eventos foram todos feitos por telas e quadrinhos virtuais. Para o jornalista, “voltar a encontrar o público é instigante”.

Xico é Jornalista, escritor, colunista e vai trazer um pouco da sua vivência para os palcos do Teatro Deodoro, local com o qual diz ter uma relação gostosa. Ele lembrou que a última vez que compareceu ao teatro foi em 2000, quando veio apreciar um show do baiano Tom Zé.

Ao conversarmos com o Xico, percebemos a alegria do jornalista ao falar sobre o estado, em suas palavras ele é ”praticamente alagoano por algumas várias questões”, disse. E continuou: “praticamente morei em Alagoas por 1 ano, entre 92 e 93”, e ainda lembrou uma ligação muito forte com a literatura do alagoano Graciliano Ramos.

DIÁLOGOS

O evento do qual Xico Sá participa hoje traz para Maceió dez emblemáticos pensadores para refletir e discutir o Brasil. O projeto “Diálogos Contemporâneos”, ocorre entre os dias 18 de outubro e 22 de novembro, com nomes como Elisa Lucinda, Fabrício Carpinejar, Fernando Morais, Ignácio de Loyola Brandão, Mário Prata, Mary Del Priore, Tereza Cruvinel, Renato Janine Ribeiro, Sérgio Vaz e Xico Sá.

O evento é gratuito, sempre às 19h, e os ingressos começam a ser distribuídos às 18h, no Teatro Deodoro.

Confira a programação:

  • 20/10 - “Mundo digital e sociedade em rede - As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação” - Xico Sá;
  • 01/11 - “Liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação” - Fabrício Carpinejar;
  • 02/11 - “A literatura que vem da periferia” - Sérgio Vaz;
  • 03/11 - “Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil Contemporâneo” - Renato Janine Ribeiro;
  • 08/11 - “Literatura, pestes, pandemias e distopias - ficção e realidade” - Ignácio de Loyola Brandão;
  • 09/11 - “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens” - Mário Prata;
  • 10/11 - “Cenários para um mundo pós-pandemia - O fim do século XX e o futuro que nos espera” - Tereza Cruvinel;
  • 22/11 - “Guerras Culturais - Corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade” - Fernando Morais

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas