Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Editais culturais em Maceió devem contemplar 10 mil artistas

Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) diz que ações visam produção cultural dos bairros da capital

Cerca de 10 mil artistas serão contemplados com R$ 2,5 milhões, por meio de dez editais lançados pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), da Prefeitura de Maceió. O fomento irá beneficiar os segmentos de artes cênicas, literatura, música, dança, artesanato, e cultura popular. Segundo o órgão municipal, os certames devem garantir diversidade no calendário cultural da cidade.

Os incentivos à cultura local promovidos pela Prefeitura de Maceió estão ofertados nos seguintes editais: Credenciamento de grupos culturais; Xangô rezado alto; Cortejo do Natal dos folguedos; Credenciamento de cultura popular; Oficina de folguedos; Fornecimento de figurinos; Credenciamento de festival bumba meu boi; Credenciamento grupos culturais de matriz africana; Oficina de capoeira e Folguedos por todo canto. Todos lançados em apenas um mês.

Leia também

Para o presidente da Liga dos Cocos de Roda de Alagoas, Elvis Pereira, os valores culturais da capital alagoana precisam ser amplamente incentivados e apresentados ao público. “São ações como essas que nos possibilitam mostrar as produções culturais dos bairros e estimular a troca de saberes voltados à cultura da nossa cidade”, destacou Elvis.

A presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte, considera que o feito representa a consolidação dos direitos culturais dos maceioenses. Ela ressalta que a FMAC realizou uma reestruturação administrativa, resultando na criação de metodologias que atendem as demandas da população, com transparência, diálogo com os artistas e responsabilidade com a gestão cultural. Com isso, o órgão retomou convênios que estavam paralisados.

“Isso significa que os maceioenses terão arte por todos os cantos. A pandemia afetou o bolso e a alma de todo mundo, mas com responsabilidade e cuidado com a coisa pública, nós fortalecemos a nossa cultura e os artistas locais. O lançamento desses editais representa um abraço da FMAC à nossa comunidade cultural”, enfatizou Mirian Monte.

Para consultar cada edital basta acessar o portal da Fundação no site oficial da Prefeitura de Maceió e clicar na aba ‘Editais’. Para se inscrever, é necessário comprovar no mínimo um ano de atividade continuada, atestada através de portfólio (certificados, recortes de jornais, revistas, postagem em sites, blogs, redes sociais, vídeos, registro fotográfico, declarações etc.). Lembrando que só é possível inscrições através de CNPJ.

Os recursos são oriundos de quatro convênios firmados entre o município e o Ministério do Turismo para o fomento à cultura, através de emendas parlamentares de autorias do senador Rodrigo Cunha (PSDB) e da deputada federal Tereza Nelma (PSDB). Em todos os termos firmados há uma contrapartida da Prefeitura, já garantida pela atual gestão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas