Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Dia do Músico: com retomada dos shows, fonoaudiólogo diz que treinamento vocal auxilia cantores no cumprimento da agenda

Cantor e compositor Highlander detalha que, entre um evento e outro, toma cuidados essenciais para manter a qualidade da voz

Nesta segunda-feira (22), é celebrado o dia do músico e, com a retomada dos shows, os cantores cumprem uma intensa agenda de eventos e de treino vocal para recuperar o tempo perdido. Fazendo em média três shows por dia, o cantor e compositor Highlander Cavalcante cumpre rituais para preservar a voz. O fonoaudiólogo Geová Amorim diz que o treinamento vocal auxilia no cumprimento da agenda de shows.

"Na minha rotina, eu tento não falar muito alto. Além disso, eu faço exercícios vocais diariamente. Outro ponto que ajuda a manter a voz é o de descansar o máximo possível e praticar atividade física. Durante a pandemia, sem shows, passei a tocar os projetos internos e sempre cuidando da voz", conta.

Entre um evento e outro, as técnicas vocais usadas por Highlander envolvem uma série de movimentos fisiológicos, ordenados e sistematizados, utilizados para a finalidade artística. "Bebo muita água e, para hidratar as pregas vocais, faço nebulização, seguido de exercícios próprios para o melhoramento da voz".

O fonoaudiólogo Geová Amorim defende que o cantor precisa se conscientizar da importância de cuidar do seu instrumento vocal, adotando um programa de treino vocal diário, não apenas só aquecer e desaquecer a voz pré e pós-apresentações.

"Só o aquecimento e desaquecimento vocal não são suficientes para a manutenção de uma boa produção vocal, são necessários alguns outros cuidados, tais como: hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física, uma boa noite de sono, boa hidratação direta (inalação) e indireta (ingesta hídrica) e atenção aos hábitos vocais inadequados como pigarro, tabagismo, etilismo, gritos, falar alto e por longos períodos", detalha o especialista.

O cantor, ainda conforme Geová, precisa entender que ele é um atleta da voz. "E, como todo atleta de alta performance, são necessários cuidados especiais. É isso que vai diferenciar um cantor de um bom cantor".

Amorim lembra que o canto é uma atividade de alta demanda de gasto energético e, para se recuperar do grande esforço que faz nas apresentações, o cantor precisa de ilhas de repouso vocal e de uma boa noite de sono, associadas a cuidados vocais específicos.

"O treinamento vocal precisa ser diário e orientado por um profissional especialista em voz, por meio de exercícios vocais que serão direcionados de acordo com o grau de condicionamento vocal, estilo de canto e demanda vocal", reforça.

Geová diz que é possível cantar por horas sem comprometer a função vocal, mas é preciso foco, disciplina e treino.

"Todo cantor precisa ser acompanhado por um otorrinolaringologista, professor de canto e um fonoaudiólogo especialista em voz para manter a saúde e longevidade da sua voz", finaliza.

DIA DO MÚSICO

O Dia do Músico é comemorado, anualmente, em 22 de novembro. Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos. Também é celebrado no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.

Cantor e compositor Highlander