Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

'Democracia em vertigem' entra em pré-lista de documentário no Oscar

'A vida invisível', escolhido pelo Brasil para categoria de filme internacional, não foi selecionado

A pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020 foi divulgada nesta segunda-feira (16) e mostra o documentário "Democracia em vertigem", da diretora brasileira Petra Costa, como um dos integrantes. A lista final com cinco concorrentes será divulgada no dia 13 de janeiro.

Na categoria de melhor filme internacional, no entanto, o Brasil ficou de fora da pré-lista. O longa brasileiro que havia sido escolhido pela Academia Brasileira de Cinema (ABC) para tentar a vaga era "A vida invisível", de Karim Aïnuz, ganhador da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.

Os dez filmes da pré-lista da categoria internacional incluem "Parasita", da Coreia do Sul, e "Dor e glória", da Espanha, mas não "A vida invisível".

"Democracia em vertigem" mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019.

A diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Outro filme pré-indicado na categoria de documentário, "Privacidade hackeada", tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos.

A cerimônia do Oscar 2020 acontece no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.

Veja a lista de 15 documentários pré-indicados ao Oscar:

Veja a lista de 10 filmes internacionais pré-indicados ao Oscar:

Vinte anos de jejum

A última vez que uma produção brasileira foi indicada à categoria de melhor filme estrangeiro aconteceu em 1999, quando "Central do Brasil" também concorreu na categoria de melhor atriz, com Fernanda Montenegro. O prêmio ficou com "A vida é bela", da Itália.

Em 2008, "O ano que meus pais saíram de férias" ficou entre os finalistas, mas não foi indicado. Em 2018, o escolhido pela ABC foi "O grande circo místico".

Tags