Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

'Cerâmica Hermética' representa cultura de resistência e tradição

Série de peças do artista Rafael Gomes Brandão vem de inspiração de obras do multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal

A inspiração para compor a série "Cerâmica Hermética" veio da obra do multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal. E da lida com o barro, sob a experiência e as mãos da mestra artesão Nilvinha, moradora do município de Lagoa da Canoa, o artista plástico e arquiteto Rafael Gomes Brandão deu vida às suas obras que têm a argila como matéria-prima.

Assim como Hermeto Pascoal trata sua obra musical "O Ovo" como ciclos da vida e da produção de aves de capoeira, Rafael Brandão apresenta "este" mesmo ovo como signo da cultura de resistência dos povos e fazeres tradicionais.

"Em um depoimento sobre a musica 'Slave Mass', Hermeto fala sobre a tortura e perseguição a que eram submetidos os negros escravizados quando fugitivos. Ele diz que no Nordeste eles eram amarrados a troncos de barrigudas e consequentemente açoitados... Essa foi a fala que norteou o projeto que já tinha um plano de fundo musical",  pontua o artista, ao comentar sobre sua "Cerâmica Hermética.

E do conhecimento adquirido ao longo de sua formação acadêmica, que incluiu pesquisa sobre a arquitetura do terreiro, Rafael descobriu as demandas de resistência e valorização da cultura negra, "marginalizada e subjugada pelos poderes". Nesse contexto, seguiu com suas experimentações e criações artísticas até chegar às mãos da mestra Nilvinha, que abriu as portas da própria casa para a entrada do artista, que se hospedou no local e fez uso da oficina com forno a lenha que a artesã utiliza para cozer as tradicionais panelas e utensílios domésticos feitos com o barro.

Como resultado dessa incursão de resistência e tradição, surgiram 12 peças levadas à exposição pelo artista na cidade de Arapiraca. O primeiro momento de contemplação ao público aconteceu em novembro passado, por comemoração do mês da consciência negra. Mais recentemente, o artista reforçou o recebimento de elogios pelas obras durante a realização da 1ª Feira Literária de Arapiraca (Fliara).

Nas peça, a leitura do tradicional mesclado com a atualização da luta pela valorização da cultura negra se fazem presentes nas formas de Rafael Brandão, que apresenta "Cafusos", "Étnico Ovo" com uma estética própria com o barro, idealizada pelas mãos do artista arquiteto, que faz sua estreia no campo das artes com substância e talento.

"Das coisas boas que aconteceram esse ano em minha vida, uma das melhores, se não a melhor, debutar como artista plástico de fato e direito, estreando com cerâmica, outra paixão com a qual eu vinha há muito tempo querendo estreitar laços", comemora Rafael Brandão.

Gallery 1016123 with 4 elements
Artista arquiteto cria primeira série de obras feitas em cerâmica

Tags