Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Biblioteca do Congresso americano solicita livros produzidos em Alagoas

Esta é a segunda vez que Alagoas doa livros para a biblioteca norte-americana, chegando a um total de 27 obras doadas

A biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, solicitou, pela segunda vez, doação de livros produzidos em Alagoas, cujos conteúdos levam conhecimento sobre o estado alagoano e sua cultura. Em setembro de 2021, o órgão norte-americano já havia sido solicitado 20 livros da Coleção Alagoas Bicentenário. Desta vez, o pedido foi de sete livros - sendo um deles da coletânea "Cantiga das Estaladeiras de Fumo de Arapiraca".

Os outros seis livros solicitados são de teses e dissertações científicas selecionadas em colaboração com Editoria da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). Os sete livros solicitados nesta última vez foram entregues pessoalmente à bibliotecária Maria Lúcia Torres Machado, da Library of Congress, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal). As doações foram feitas no escritório da fundação americana, que fica no Rio de Janeiro.

De acordo com Maria Lúcia, os livros serão catalogados e processados e, em seguida, enviados ao acervo em Washington, D.C, que constitui a maior biblioteca pública do mundo.

“Enviar os títulos das coleções ‘Raízes das Alagoas’ e ‘Alagoas Bicentenário’, e as obras fomentadas por meio dos editais da Fapeal, significa o reconhecimento de um importante trabalho desenvolvido na instituição, que há seis anos vem primando pelo incentivo e fortalecimento da produção editorial de Alagoas”, disse a doutora em Biblioteconomia Rosaline Mota, que fundou o arquivo da Fapeal e coordenou as publicações da Fundação junto à Imprensa Oficial.

Para o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, esse fato demonstra a qualidade do material e da produção científica e acadêmica que Alagoas desenvolve com o apoio do Governo do Estado. “Nossa produção está ultrapassando as fronteiras do país, chegando a um público maior”, disse.

Cantigas das Estaladeiras

De acordo com o professor Renildo Ribeiro, diretor da EdUneal, “Cantigas das Estaladeiras de Fumo de Arapiraca”, que também foi solicitada pela Library of Congress, é uma obra é de grande importância para o resgate e conservação da identidade cultural de Alagoas e do agreste fumageiro, em especial.

“O autor, Zezito Guedes, é um grande autodidata: Patrimônio Vivo do Estado, escultor, pintor, folclorista, pesquisador e grande intelectual, que muito honra Arapiraca e toda Alagoas”, disse Renildo Ribeiro.