Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Após 10 anos, Mácléim retorna e lança "H'Cordas", seu novo disco

Expressivo nome da música alagoana, cantor reuniu uma seleção de artistas na nova obra

Cantando histórias, após 10 anos desde seu último lançamento, o cantor, compositor e músico alagoano Mácleim lança, nesta terça-feira (14), em todas as plataformas digitais, o álbum “H’Cordas”. Gravado durante o período pandêmico, o disco propõe aos ouvintes um universo de histórias diversas e o protagonismo dos instrumentos de cordas.

Produzido durante dois anos, todo o conceito do álbum foi pensado em cima dos variados instrumentos de cordas e nas cordas vocais, as faixas do álbum também contam com alguns instrumentos percussivos, mas que não inibiram a potência dos sons das cordas.

O músico explica que o nome “H’Cordas” também traz uma referência aos verbos “haver” e “acordar”. Além disso, Mácleim brinca com a sonoridade das palavras e traz no encarte do álbum a ideia de ter histórias para cantar. Para compor essa sonoridade do álbum, de forma acústica, alguns dos instrumentos utilizados foram o piano e o berimbau. O uso da percussão chegou para complementar apenas metade do disco.

Mácleim afirma que já tem novos projetos, incluindo homenagem a Luiz Sávio de Almeida

Após viver a experiência de construir um disco à distância, Mácleim afirma que foi um momento único e que as produções feitas durante a pandemia terão outro significado no futuro. De acordo com ele, para viver o momento foi preciso deixar de lado alguns processos técnicos antigos.

“Foi uma experiência muito nova e interessante, sem o olho no olho e o clima de reunião dos artistas que estamos acostumados. Eu estava aqui, no Guarujá; Félix Baigon, em Maceió; Carlos Bala, em São Paulo; Luiz, em Salvador… cada um gravou em um canto. Achávamos que não daria certo, mas o resultado ficou muito bom”, conta Mácleim.

A quantidade de faixas, 12, não foi por acaso. Segundo o artista, o número é utilizado desde os primórdios e representa a duplicação das 24h do dia, os doze meses do ano e possui diversos significados. Contando uma história em cada música, para Mácleim, o que torna cada uma delas especial é a participação dos artistas convidados.

Ouça o álbum:

Entre os convidados estão Antônio Adolfo, Almir Medeiros, Billy Magno, Carlos Bala, China Cunha, Eduardo Morelenbaum, Félix Baigon, Fernando Melo, Fernando Nunes, Luizinho Assis, Marcelo Mariano, Norberto Vinhas e Wellington Pinheiro. Além de artistas queridos, como Bruna Caram, Celso Viáfora e Irina Costa.

Cheias de curiosidades e referências, as peculiaridades das músicas são diversas. Um exemplo é a faixa cantada por Irina Costa, que foi moldada para encaixar de forma harmônica com o sotaque português da cantora. Além disso, também existe a faixa “Paris Passou”, que homenageia de forma singela o narrador esportivo alagoano Arivaldo Maia.

“Não diria que tem alguma faixa mais especial, todas elas são. Todas elas contam com participações de artistas que são meus amigos e admiro demais. As adaptações feitas para a música cantada pela Irina, por exemplo, deixou a música fantástica. O samba que encerra o disco também é muito especial, eu sou fã da locução de Arivaldo Maia e trouxe a narração dele de um gol do CRB para a música”, diz ele.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOVOS PROJETOS

Já pensando no futuro, Mácleim pretende não ter umnovo hiato para publicar sua próxima obra. O músico deseja lançar logo um álbum, que será uma homenagem a Luiz Sávio de Almeida, e outro, com suas músicas já gravadas por outros artistas.

“Minha prioridade agora é fazer um álbum do musical ‘Uma Noite em Tabariz’, que é um musical meu com Sávio de Almeida. São 20 músicas minhas, feitas para a obra. Será uma homenagem minha após a morte dele, uma coisa que eu me prometi e é um projeto que nós dois já tínhamos pensado em fazer”, revela Mácleim.

Para ouvir H’Cordas basta acessar as plataformas digitais de streaming musical.

Já para saber mais sobre o trabalho de Mácleim, siga o artista nas redes sociais (@macleimcarneiro).