Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Anitta, Xand Avião e mais se apresentam em Penedo; confira programação

Atividades culturais começam nesta quinta-feira; shows nacionais estão reservados para sexta e sábado

Completando 135 anos de existência, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo começa nesta quinta-feira (10) sua programação cultural. A religiosa foi iniciada no último dia 8, com a peregrinação da imagem do santo até Capela de Santa Cruz. Nomes como Anitta, Xand Avião e Saia Rodada estão confirmados na celebração.

As apresentações nacionais acontecem no palco principal, montado no Campo do Sinimbú, na orla da cidade ribeirinha. Devinho Novaes, Gabriel Diniz e a atual diva do pop nacional, Anitta, fazem shows na sexta (11), a partir das 21h. Já no sábado é a vez de  Raí Ramalho, Saia Rodada e Xand Avião, também o partir do mesmo horário.

Leia também

Além deles, porém, artistas locais também completam o cardápio cultural da festa, que teve início em Penedo ainda em 1884. Entre eles estão o grupo de capoeira Mandingueiro, o coco de roda Maculelê, Deivinho Playboy, Olha o Xote, Chau do Pife, Pedro Henrique, Zeza do Coco, Guerreiro Treme Terra e banda Batidão Envolvente.

Para a secretária de Cultura de Penedo, Aline Costa, essa é uma oportunidade de mesclar atrações conhecidas nacional e internacionalmente com aquelas que movimentam a cidade e a região. "Por mais que não estejam nas grandes mídias, são artistas que indiscutivelmente levam o nome de Penedo e da nossa cultura regional".

Ela acrescenta ainda que os festejos estarão espalhados por todo o município. "É importante que as pessoas saibam que toda a cidade é mobilizada e há muita atratividade cultural em todos os cantos. Isso faz do Bom Jesus uma festa democrática, plural, com muita diversidade de cores e sons", diz.

Mas não só de cultura vive a celebração. Na parte religiosa, estão sendo realizados peregrinações, celebrações eucarísticas e salvas de fogos. O ponto alto, porém, promete ser as procissões terrestre e fluvial pelas águas do Rio São Francisco, fluindo pelas margens de Alagoas e Sergipe.

A saída acontece às 14h30 do domingo, da Capela de Santa Cruz, com o Andor do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, percorrendo as principais ruas da comunidade em direção ao cais do Velho Chico. As celebrações são encerradas com a Santa Missa Campal e uma apresentação religiosa.

Imagem ilustrativa da imagem Anitta, Xand Avião e mais se apresentam em Penedo; confira programação
| Foto: FOTO: Divulgação

Confira a programação completa da festa!

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Quinta-feira, 10 de janeiro

16h - Apresentação do grupo capoeira Mandingueiro, coco de roda Maculelê e xaxado, além de show musical com Deivinho Playboy e Olha o Xote - Anfiteatro (orla)

17h - Exposição dos barcos à vela "Viva Velho Chico" - no Porto das Balsas

Sexta-feira, 11 de janeiro

17h - Apresentação do coco do povoado Tabuleiro dos Negros, Chau do Pifé e Pedro Henrique - Anfiteatro

21h - Shows com Devinho Novaes, Gabriel Diniz e Anitta - Palco principal (orla)

Sábado, 12 de janeiro 

9h - Bandas de pífano circulam pelo comércio de Penedo

9h - Orquestra do Tadeu e Seus Bonecos circula pela orla

16h - Apresentações de Zeza do Coco, Guerreiro Treme Terra, Beatriz Barbosa e Sabrina Lobo e banda Batidão Envolvente - Anfiteatro

21h - Shows com Raí Ramalho, Saia Rodada e Xand Avião - Palco principal

Domingo, 13 de janeiro

9h - Apresentação de bandas de pífano que estarão circulando pela região da Rocheira e principais vias do bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como Barro Vermelho.

Imagem ilustrativa da imagem Anitta, Xand Avião e mais se apresentam em Penedo; confira programação
| Foto: FOTO: Divulgação

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Quinta-Feira, 10 de janeiro

06h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

12h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

18h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

18h - Peregrinação com a imagem do Bom Jesus dos Navegantes, saindo da comunidade de Santo Antônio, na Capela de Santo Antônio, em direção à Capela de Santa Cruz

18h30 - Capela de Santa Cruz - Santo Terço

19h - Celebração Eucarística. Pe. Edinaldo da Silva Santos

NOITEIROS: Comunidade de Santo Antônio e Terço dos Homens, Paróquia de Santa Luzia, Legião de Maria, Mãe Rainha, Confraria de São José, Vicentinos, Setor Juventude de Penedo, Terço da Misericórdia, Pastoral Catequética, Infância Missionária e Equipe da Missa com Crianças, Movimento Fé e Luz, Comunidades: Santa Cruz, São Miguel e Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Sexta-Feira, 11 de janeiro

06h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

12h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

18h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

18h15 - Peregrinação com a Imagem do Bom Jesus dos Navegantes, saindo da comunidade de São José, na Capela de São José, em direção à Capela de Santa Cruz.

18h30 - Capela de Santa Cruz - Santo Terço

19h - Celebração Eucarística. Pe. Jackson Ribeiro do Nascimento

NOITEIROS: Comunidade de São José e Terço dos Homens, Área Pastoral Nossa Senhora Auxiliadora, Casa do Bom Samaritano, CEB'S, Pastoral do Batismo, Grupos da Melhor Idade: Alegria de Viver e Penedo Novos Horizontes, Apostolado da Oração, Comunidades: Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida, Vilas: Santa Clara, São Francisco, Primavera, Bairro Vitória, Marizeiro, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e OFS.

Sábado, 12 de janeiro

06h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

12h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

18h - Salva de Fogos, Toque do Sino e ORAÇÃO DO Ângelus.

18h15 - Peregrinação com a Imagem do Bom Jesus dos Navegantes, saindo da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, na Capela de Nossa Senhora de Fátima, em direção à Capela de Santa Cruz.

18h30 - Celebração Eucarística. Pe. Vanderley da Silva Costa

NOITEIROS: Comunidade de Nossa Senhora de Fátima, Senhor do Bonfim e Areal, Paróquia São Francisco de Assis, ECC, Catecumenato, Prefeitura Municipal de Penedo, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, Tiro de Guerra, Bancários, Comerciantes, Funcionários Públicos e SINDSPEM.

Domingo, 13 de janeiro

06h - Salva de Fogos

06h15 - Celebração Eucarística. Pe. Manoel Sabino

09h - Celebração Eucarística. Pe. Edinaldo da Silva Santos

10h30 - Igreja São Gonçalo Garcia - Realização de Batizados

12h - Salva de Fogos, Toque do Sino e Oração do Ângelus.

14h30 - Saída da Procissão Triunfal da Capela de Santa Cruz com o Andor do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, percorrendo as principais ruas da comunidade em direção ao cais do porto Rio São Francisco para realização da procissão fluvial.

18h - Capela de Santa Cruz - Celebração da Santa Missa Campal. Dom Valério Breda, SDB (concelebrada com todos os padres da cidade)

20h - Palco Central / Show Religioso

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

Sexta-feira, 11 de janeiro

15h30 - Corrida rústica de Bom Jesus dos Navegantes - Largada: Cooperativa I Núcleo

Domingo, 13 de janeiro

8h30 - III Etapa Bom Jesus de Futvôlei - bairro Santo Antônio Aterro

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas