Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Alagoas perde a mestra Anadeje Morais, patrimônio vivo da cultura

Faleceu nesta sexta (02), após uma internação; Anadeje Morais recebeu o título de Patrimônio Vivo de Alagoas, em 2011

Faleceu nesta sexta (02), após uma internação, a mestra de Guerreiro Anadeje Morais, líder do grupo de Guerreiro Leão Devorador, que herdou de sua mãe Mestra Vitória.

Anadeje Morais recebeu o título de Patrimônio Vivo de Alagoas, em 2011. Nascida em 25 de setembro de 1955, em Matriz de Camaragibe, em Alagoas. Filha de José Antônio de Morais e de Maria Vitória da Silva.

Leia também

O Guerreiro

O Guerreiro tem como característica a representação das igrejas nos chapéus dos brincantes e como principais personagens, o Índio Peri, a Lira, as Estrelas de Ouro e do Norte, reis e rainhas. Estes são alguns dos personagens marcantes do guerreiro, que se apresenta sob o comando do mestre e sua espada, dando movimento aos chapéus em forma de igreja enfeitados com fitas de cores diversas.

A indumentária é carregada de espelhos, miçangas, brilho, lantejoulas e cores. Os homens usam calções e meias brancas longas, imitando as roupas dos nobres e reis da corte e as mulheres usam vestidos com acessórios referentes a seus personagens.

Logo depois da reza do divino, no meio do espetáculo, acontece a luta de espadas entre os guerreiros. Este embate envolve sempre mestre e os embaixadores contra outros personagens como o Índio Peri. Tem pirueta, cambalhota e toda ação de uma boa luta de espadas.

Por ser filha da mestra Vitória, desde muito cedo começou a dançar guerreiro. “Com quatro anos já dançava no guerreiro do mestre Jorge Ferreira, na Chã da Jaqueira, depois no guerreiro Vencedor Alagoano, do mestre Juvenal Leonardo, quando ainda era no bairro do Vergel do Lago e no guerreiro do mestre Adelmo, no Rio Largo e na Branca de Atalaia, sempre levada por minha mãe que também dançava”.

Quando a mestra Vitória formou seu afamado guerreiro “Leão Devorador”, no bairro da Chã da Jaqueira, junto com o mestre Jayme de Oliveira, passou a integrar o grupo definitivamente, como rainha e Lira.

Depois do falecimento da mestra Vitória, no ano de 2008, Anadeje tornou-se responsável pelos ensaios e apresentações do guerreiro Leão Devorador, com sede na Travessa Florestal, lutando com grande dificuldade para manter o grupo.

O velório de Anadeje está sendo realizado na Central de Velórios do Pré-Vida, no Prado, e o enterro acontecerá às 15h, deste sábado (03) no Cemitério de São José, no bairro do Trapiche.

A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) emitiu nota em que destaca o sentimento de perda de mais essa mestra: "Sentimos profundamente a perda de mais uma mestra de Guerreiro, filha também de mestres e coordenadora do Guerreiro Leão Devorador. Anadeje nos deixa, ainda muito nova, aos 67 anos de idade. Ao tempo que nos solidarizamos aos amigos e familiares, esperamos que seus ensinamentos possam perpetuar a nossa Cultura Popular do Guerreiro".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas