Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Alagoano leva instalação artística inspirada em expressões populares para a Bienal de Veneza

Mostra inédita "Com o coração saindo pela boca" é assinada por Jonathas de Andrade e representa o Brasil no evento

Quem nunca sentiu um “nó na garganta” depois de uma “dor de cotovelo”? Ou se indignou com o próprio “dedo podre”, a prova de que não temos “sangue de barata”? Quem pode dizer, mas sem “pagar a língua”, que nunca quis aproveitar uma “boca livre” ou passar mais tempo com a “cabeça nas nuvens”? - Essas e outras expressões tão brasileiras provocaram o artista alagoano Jonathas de Andrade a construir a instalação “Com o coração saindo pela boca”, que representa o Brasil na mais antiga mostra de arte do mundo, a Bienal de Veneza, aberta na semana passada.

No Pavilhão do Brasil na 59ª edição da bienal, Jonathas de Andrade quer refletir sobre a formação e as idiossincrasias do povo brasileiro, considerando episódios e processos históricos. O alagoano de Maceió tem 40 anos, é radicado no Recife, em Pernambuco, e um dos mais proeminentes nomes de sua geração. Andrade é lembrado por trabalhos que retratam e reimaginam determinados projeto e estéticas do país - como o “Educação para Adultos”, em que reúne e atualiza a dimensão política e imagética de 60 cartazes usados nos anos 1960 por Paulo Freire para a alfabetização.

Leia também

O alagoano foi escolhido como representante oficial do Brasil na Bienal de Veneza por Jacopo Crivelli Visconti, curador da participação nacional na tradicional mostra italiana e também curador geral da última Bienal de São Paulo. Visconti diz que Jonathas busca a autenticidade popular brasileira em seus trabalhos, que também abordam temas como o universo do trabalhador e a identidade do sujeito contemporâneo, por meio de “metáforas que oscilam entre a nostalgia, o erotismo e a crítica histórica e política”, elabora.

“Esta mostra comissionada a Jonathas de Andrade parte de peculiaridades da linguagem brasileira para abordar questões universais, criando imagens com as quais a diversidade de visitantes deste evento internacional poderão se identificar. Com esta exposição, reforçamos nossa missão de fomentar a arte brasileira e levar o que há de mais pulsante da produção artística de nosso país para os diversos cantos do mundo”, explica José Olympio da Veiga Pereira, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, a qual o alagoano representa na bienal.

Imagem ilustrativa da imagem Alagoano leva instalação artística inspirada em expressões populares para a Bienal de Veneza
| Foto: Cortesia/Fundação Bienal de SP

A exposição é composta por impressões fotográficas, esculturas (algumas delas interativas) e um vídeo, e tem entre suas referências as feiras de ciência que o artista conheceu quando criança, em particular a experiência de visitar a boneca Eva (uma gigantesca boneca de 45 metros de fibra e espuma que rodou o país nos anos 1980, na qual o público podia entrar para conhecer o funcionamento do corpo humano).

“Existem centenas de expressões populares com partes do corpo para descrever sentimentos e situações. Elas envolvem literalidade e absurdo para dar conta da subjetividade, o que para o momento do Brasil, é muito revelador. Usar essas expressões para falar da perplexidade do corpo brasileiro diante do presente em tantas instâncias – política, social, ecológica – me parece muito potente”, afirma Jonathas.

“As expressões desta coleção compõem bem este panorama emocional nacional, por exemplo ‘entrar por um ouvido e sair pelo outro’ e ‘de partir o coração’”, explica o artista.

O curador Crivelli Visconti afirma que o artista trilha um caminho perspicaz para representar o Brasil, ou apenas aludir a ele, o que passa inevitavelmente pelo corpo de quem vive na pele e na carne, cotidianamente, as dificuldades, as violências e as injustiças que se repetem, ano após ano, década após década, século após século. “Um corpo literal e repetidamente fragmentado, silenciado, ignorado, despedaçado. Mas essas partes isoladas e objetificadas de corpo também o transcendem, ao introduzir o outro elemento estruturante da exposição: a linguagem”, afirma Crivelli Visconti.

O LEITE DOS SONHOS

Exposição transforma expressões em imagens e faz provocações, inclusive políticas
Exposição transforma expressões em imagens e faz provocações, inclusive políticas | Foto: Cortesia/Fundação Bienal de SP

Aos 127 anos, a Bienal de Veneza havia sido adiada em 2020 por causa da pandemia. A edição de 2022 tem organização da italiana Cecilia Alemani e foi batizada “The Milk of Dreams”, ou o leite dos sonhos, remetendo a um livro da artista surrealista britânica Leonora Carrington, morta há dez anos. Para Alemani, “a artista descreve um mundo mágico em que a vida é constantemente repensada através do prisma da imaginação, e onde todos podem mudar, ser transformados, tornar-se outra coisa e outra pessoa. A exposição nos leva a uma jornada imaginária pelas metamorfoses do corpo e das definições de humanidade”.

O Brasil é representado pela Fundação Bienal de São Paulo, representada oficialmente pelo alagoano Jonathas de Andrade no Pavilhão do Brasil. Mais cinco brasileiros levaram trabalhos à mostra, o artista indígena Jaider Esbell, Lenora de Barros, Luiz Roque, Rosana Paulino e Solange Pessoa.

“A ideia de representar o Brasil, hoje, seja onde for, é antes de tudo um desafio pela responsabilidade diante do quadro de complexidades cruciais que o país enfrenta”, diz Jonathas de Andrade. “Que a arte consiga traduzir o embaraço que é viver nos nossos tempos e que inspire sonhos que permitam desatar esses nós.”

Ao todo, o evento reúne 1.433 obras de 213 artistas de 58 países diferentes. A exposição do alagoano segue em cartaz até novembro, em contínuas provocações e celebrações do povo brasileiro, que vive no “olho do furacão”, faz “das tripas coração”, mas, tantas vezes, acaba ficando “de braços cruzados”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas