Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Afoxé Odô Iyá promove oficinas gratuitas de canto, dança e percussão

Em novo projeto, o primeiro afoxé de Alagoas disponibiliza aulas todos os sábados a partir das 15h

Intitulado de “Rota do Ijexá", o novo projeto cultural do Afoxé Odô Iyá está transformando os sábados de ensaios em momentos de desafios e aprendizados para os componentes e aqueles que desejam embarcar no mundo das artes. Com aulas de canto, dança e percussão, os participantes descobrem talentos e desenvolvem novas habilidades, tendo como base o ijexá, ritmo ancestral e sagrado para as tradições de matriz africana.

Acontecendo todos os sábados, das 15h às 19h, no Núcleo de Cultura Afro-brasileira Iyá Ogun-té, o primeiro afoxé do estado de Alagoas vem realizando as oficinas de forma gratuita para que, dessa forma, seja possível encontrar novos artistas dentro das comunidades, escolas e terreiros da capital alagoana.

De forma didática e interativa, as aulas estão disponíveis para todas as idades e acontecerão durante oito meses, visando proporcionar mais identidade cultural, pertencimento e protagonismo, além de promover a troca de saberes e a formação de novos multiplicadores culturais.

“Quando pensamos no projeto Rota do Ijexá, pensamos em estimular o envolvimento de jovens, crianças e adultos no cenário cultural. Através de uma pedagogia circular, os saberes tradicionais dos povos negros são propagados e futuramente teremos novos rostos atuantes dentro da cena local, nossa intenção é alcançar 100 alunos e também proporcionar ações itinerantes”, explicou Amauricio de Jesus, diretor artístico do Afoxé Odô Iyá.

As aulas estão disponíveis para todas as idades e acontecerão durante oito meses

Com as oficinas já sendo uma forte característica do grupo, os oficineiros Lucélia Tayná e Vicente Araújo são dois frutos das vivências adquiridas dentro do Afoxé Odô Iyá. Desta vez, o grupo conta com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), através do edital n° 01/2022 de ações para juventude alagoana.

PARTILHANDO SABERES

Ministrando as aulas de dança, Lucélia Tayná descobriu o talento e despertou para a dança afro a partir de oficinas realizadas pelo Afoxé Odô Iyá há mais de dez anos atrás. Atualmente, a jovem é graduanda em Dança pela Universidade Federal de Alagoas e coreógrafa do grupo. Nas aulas, os participantes podem conhecer e explorar os diversos movimentos ancestrais a partir do ritmo do ijexá.

“Ser uma das oficineiras do projeto Rota do Ijexá é extremamente gratificante! É uma forma de devolver para a sociedade e para o grupo todo o conhecimento que adquiri durante esses anos de atuação na cena local através do Odô Iyá. Além disso, é também uma forma de conseguir reconhecer novos talentos que possam, assim como eu, se encontrar no universo da dança afro”, disse Lucélia.

Já o autodidata Vicente Araújo, cresceu na comunidade da Ponta da Terra, dentro do terreiro e consequentemente dentro do Afoxé Odô Iyá. Carregando vivências de grupos afro, bandas de axé e grupos da cultura popular alagoana, o também conhecido como Vicente Percussão traz para os alunos as diversas formas de se tirar sons dos instrumentos.

“A percussão faz parte da minha vida desde que eu era muito novo, acompanhei diversas mudanças do cenário cultural da cidade e acredito que o projeto Rota do Ijexá faz parte de mais uma mudança. É incrível ver novas potências surgindo dentro do mundo percussivo e fazer parte disso tem sido maravilhoso. Meu maior desejo é que as pessoas criem conexões com cada instrumento e que nós possamos seguir na batida do ijexá”, disse Vicente.

Para somar com o time do Afoxé Odô Iyá, o professor Jailson Natividade traz toda sua bagagem do universo do canto para mostrar aos participantes da oficina as belezas de cada tipo de voz. Jailson estudou Canto Lírico no Conservatório Carlos Gomes em Belém/PA, ministrou aulas de música e regeu o Coral Infantil do Lar São Domingos e já esteve com o Odô Iyá durante a montagem do coral que fez parte do espetáculo “Igbaxé - O Segredo da Nossa Força”.

“A oficina de canto chega no projeto Rota do Ijexá com o objetivo de trabalhar noções de técnica vocal, respiração, projeção, articulação e percepção musical, nas práticas do canto negro para o ijexá. Tem sido lindo acompanhar o desenvolvimento e desabrochar para a música de cada participante e tenho certeza que teremos bons frutos desse período de aprendizagem”, afirmou Jailson.

SERVIÇO

O que: Projeto Rota do Ijexá - Oficinas de canto, dança e percussão

Quando: Todos os sábados, das 15h às 19h

Onde: Núcleo de Cultura Afro-brasileira Iyá Ogun-té - Rua Dona Alzira Aguiar, 429, Ponta da Terra

Inscrições gratuitas e feitas presencialmente no local

*com informações da assessoria.