Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Afoxé Odô Iyá estreia espetáculo em homenagem as orixás femininas

Show “Iyabá Omi Axé - A força feminina das águas” irá celebrar o mês das mulheres e enaltecer a cultura afro-brasileira nesta sexta-feira (17)

Entre cores, feminilidade e encantos, o “Iyabá Omi Axé - A força feminina das águas” chega ao palco do Teatro Deodoro nesta sexta-feira (17). De forma gratuita, com música, dança e muita ancestralidade, o segundo espetáculo do Afoxé Odô Iyá traz para o público uma homenagem às divindades femininas cultuadas pelas tradições de matriz africana.

Celebrando o mês das mulheres e enaltecendo a cultura negra na semana que antecede o 21 de março, dia internacional de combate a discriminação racial e dia nacional das nações de candomblé, o show proporcionará ao público momentos de reflexão sobre a importância da presença feminina nos mais diversos ambientes, principalmente dentro da religiosidade afro.

Homenageando Nanã, Ewá, Obá, Oxum, Oyá e Iemanjá, a apresentação será guiada pela eloquência e movimentação de Exu, o mensageiro dos Orixás. Com cânticos, ritmos e passos de dança sagrados e ancestrais, o grupo tornará a casa da arte alagoana em uma grande festa de terreiro.

De acordo com diretor artístico do Afoxé Odô Iyá, Amaurício de Jesus, mostrar para o público o espetáculo ‘Iyabá Omi Axé’ é motivo de muita emoção e alegria. Segundo ele, o show é mais uma forma de perpetuar o legado ancestral das mulheres que lutaram para manter viva a tradição afro-brasileira.

Show homenageará seis divindades femininas
Show homenageará seis divindades femininas | Foto: Amaurício de Jesus

“O Odô Iyá é um grupo que tem Iemanjá como grande protetora, ele surgiu dentro de uma casa que tem Iemanjá como matriarca, fazer um espetáculo que fala sobre o poder feminino, de Iemanjá e sobre o nosso líquido precioso, é falar sobre nossas raízes, nossa história”, disse ele.

Amauricio ainda afirma que o espetáculo será cheio de surpresas, além de ser recheado de conexões ancestrais. “Será uma noite inesquecível, cada detalhe foi pensado com muito carinho e axé. Nossa ligação com as águas é tão intensa que nossos figurinos, que vieram diretamente do Benin - África, foram confeccionados por uma mulher de Oxum, com toda certeza o público irá se encantar e se surpreender”.

Sendo planejado desde 2016, o espetáculo estava programado para acontecer em 2020, em comemoração aos 20 anos de existência e resistência do primeiro afoxé de Alagoas, mas teve seus planos adiados devido a pandemia do coronavírus. Após a retomada das atividades, a chegada de 2023 e a remarcação da data de estreia foi motivo de muita alegria para os jovens e adultos que integram o grupo.

Vivendo a euforia de dançar mais uma vez no Teatro Deodoro, a jovem Eduarda é uma das componentes que estão com a ansiedade a mil para mostrar para o público tudo o que foi preparado no decorrer dos anos. “Tenho certeza que será tudo muito bonito, a gente ensaiou bastante, três vezes na semana e durante horas, estamos todos muito nervosos e felizes. O Igbaxé, nosso primeiro show, foi lindo, mas esse será muito mais”, afirmou ela.

Com apenas 9 anos, esse será o primeiro grande espetáculo do percussionista Thauan Gabriel, que está presente no grupo desde a barriga da mãe. Participando de shows desde os 2 anos, quando deu seus primeiros passos dentro do mundo da música, o pequeno artista é um dos mais ansiosos pela chegada da estreia.

Espetáculo também celebrará os 23 anos de existência do grupo
Espetáculo também celebrará os 23 anos de existência do grupo | Foto: Amaurício de Jesus

QUEBRANDO PARADIGMAS

Criado em 2000 no bairro da Ponta da Terra, dentro do Núcleo de Cultura Afrobrasileira Iyá Ogun-té (Casa de Iemanjá), o Afoxé Odô Iyá surgiu após uma inquietação do babalorixá Célio Rodrigues. O sacerdote sentia falta de ter manifestações culturais alagoanas que representassem o povo de terreiro, então decidiu colocar o candomblé na rua e fundar o primeiro afoxé de Alagoas.

Depois de buscar referências ancestrais e trilhar os primeiros passos, com ensaios que ocupavam a Rua Dona Alzira Aguiar, o grupo afro iniciou sua trajetória com o objetivo de promover a cultura do povo negro e de terreiro e de proporcionar novos conhecimentos para as crianças, jovens e adultos do bairro e da redondezas.

“O Afoxé surge para quebrar paradigmas, dizendo não ao preconceito e mostrando as belezas afro-brasileiras. Além de tirar os jovens da ociosidade, dos perigos das ruas, nós proporcionamos oportunidades deles se encontrarem no mundo artístico e cultural. São 23 anos de trabalho e diversas vidas transformadas através da arte”, destacou Pai Célio, fundador do Afoxé Odô Iyá.

Artigos Relacionados

Há mais de dez anos participando do grupo, Lucélia Tayná é uma das jovens que sentiram de perto a transformação citada por Pai Célio. Graduanda em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Alagoas, a artista se descobriu dançarina e turbanteira dentro do Afoxé Odô Iyá.

“Com o afoxé passei a ter uma nova visão de mundo. Descobri a dança, os turbantes e se hoje sou profissional é por conta da minha vivência sendo integrante do grupo. Estar hoje como coreógrafa e dançarina, montando um espetáculo como o ‘Iyabá Omi Axé’ e vendo meus filhos seguirem meus passos é motivo de muito orgulho e gratidão”, disse ela.

SERVIÇO

O que: Espetáculo “Iyabá Omi Axé - A força feminina das águas” do Afoxé Odô Iyá

Quando: Sexta-feira, 17 de março, às 19h

Onde: Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Entrada gratuita

Mais informações: @afoxeodoiya_

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas