Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Adaptação de espetáculo de Shakespeare estreia hoje em Maceió

Associação Teatral de Alagoas completa 63 anos com lançamento de livro e estreia de Macbeth, clássico do teatro universal

Trata-se do mais tradicional grupo de Teatro do Estado, fundado por Linda Mascarenhas e com 63 anos de história. Acumulando mais de 80 produções, a Associação Teatral das Alagoas, ATA, estreia hoje (13) o espetáculo Macbeth: Ambição e Sangue, de William Shakespeare. A montagem é adaptação de uma das obras mais importantes do escritor britânico, principal nome da dramaturgia no mundo.

Antes da peça teatral, que será no Teatro de Arena, às 19h30, um dos baluartes da ATA, o professor, teatrólogo e dramaturgo Ronaldo de Andrade, lançará o livro Antes da Cena - peças alagoanas. O compêndio reúne três de suas criações: "Estrela Radiosa", "Dona Magda vai ao trono" e "João e Josefa". A programação começa às 17h, no Café da Linda (Foyer do Teatro Deodoro).

Leia também

Lindiane Heliomarie e Rivaldo Lisboa se encarregaram de dirigir a grande produção. Ela também foi a responsável pela adaptação do texto de Shakespeare. O espetáculo surgiu da paixão dos integrantes da ATA pelo trabalho do escritor. Já a trama de Macbeth: Ambição e Sangue gira em torno da tragédia do bravo general Macbeth na busca pelo cargo de rei da Escócia.

"Celebrar os 63 anos da Associação Teatral das Alagoas é se sentir com a responsabilidade de lutar para não deixar que desapareça um legado teatral como a ATA. Me sinto muito feliz por estar contribuindo para a realização  desta façanha" disse Ronaldo de Andrade, ator, integrante da ATA, que pontuou que, mesmo com tantos anos de estrada, o grupo mantém o respeito ao público e a ambição de fazer grandes espetáculos.

Nessa direção, a ATA mescla experientes e jovens atores na produção, que traz no elenco Cícero Rosa (rei Duncan e Lennox), Wellinghton Lira (Macbeth), Monique Dantas (Lady Macbeth), Luciano Rodrigues (Bancquo), Bruno Omena (Macduff) e Rejane Lins, Juliana Teles e Luiza Alkary (bruxas).

Ronaldo de Andrade

Imagem ilustrativa da imagem Adaptação de espetáculo de Shakespeare estreia hoje em Maceió
| Foto: FOTO: Reprodução/Facebook

Para ele, que estava ao lado de Linda Mascarenhas na fundação da ATA, teatro é chamado, é o papel social que lhe coube. Toda a sua existência, diz, girou em torno do teatro, seja como professor, teatrólogo, poeta, escritor ou crítico. Atento, diz que a perseguida formação de plateia em Alagoas passa pela publicação de peças teatrais e com uma crítica que funcione.

"O público deve ser auxiliado na sua vivência de espectador de teatro. E este auxílio é o de conhecer as peças de teatro antes da montagem. Com este conhecimento o público pode aprofundar a relação com o espetáculo. Esta instrumentalização ampliará a visão do espectador para enxergar, por exemplo, a estrutura estética que o Diretor atribuiu àquela obra da literatura dramática", comenta o artista.

Serviço

Aniversário de 63 anos da Associação Teatral de Alagoas - ATA.

Lançamento do livro Antes da Cena- Peças Alagoanas, de Ronaldo de Andrade, que integra a Coleção Memorial, às 17h, no Café da Linda, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

Estreia do espetáculo Macbeth: Ambição e Sangue, de William Shakespeare, às 19h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, projeto Quinta no Arena.

Ingressos por R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 a meia-entrada, na bilheteria do Teatro Deodoro, das 14h às 18h.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas