Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

21 anos: Pinto da Madrugada desfila hoje na orla de Maceió e arrasta 200 mil

Direção do bloco comemora adesão dos foliões e evidencia bloco sem cordas e sem distinções

Com 21 anos de tradição e ponto alto das prévias carnavalescas de Maceió, o Pinto da Madrugada sai às ruas neste sábado (15), com o já conhecido percurso entre as orlas da Pajuçara e da Ponta Verde, a partir das 9 horas da manhã. A concentração será em frente ao Hotel Enseada, na Pajuçara. A expectativa é que o Pinto da Madrugada arraste uma multidão de 200 mil foliões.

"Serão 15 orquestras de frevo de todo o estado, mais a pintoca com a banda Pajuçara no Frevo, carros alegóricos, porta estandartes e mascote", informou a assessoria do bloco, pontuando que a TV Gazeta fará uma transmissão especial de toda a folia.

Leia também

Este ano, o filhote do recifense Galo da Madrugada estará novamente nas ruas com o tema "Alagoas, um mar de cultura", e busca trazer conscientização sobre o respeito ao outro durante as festas. "O pinto é um bloco democrático, aberto ao público, sem cordas ou distinção de qualquer tipo", afirma Hermann Braga, diretor do bloco.

As cordas são o principal instrumento de delimitação de espaços nos carnavais, normalmente usados para dividir pagantes de não pagantes ou "pipocas", como são conhecidos os foliões que andam atrás dos blocos, mas sem associação direta ao evento. O Pinto se orgulha de nunca ter feito uso do instrumento, não há alas VIP.

Imagem ilustrativa da imagem 21 anos: Pinto da Madrugada desfila hoje na orla de Maceió e arrasta 200 mil
| Foto: FOTO: Ailton Cruz

"O Pinto é um bloco dos alagoanos, e enfatizamos a importância desse pertencimento. É um bloco para que todos possam brincar, se divertir e se unir em nome do frevo e da cultura alagoana", pontuou Braga. "Queremos fazer uma festa bonita, que irá celebrar a cultura do nosso Estado". O Pinto foi considerado Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana em 2011.

SUPER MASCOTE

O mascote do bloco, um pintinho, é onipresente: fim de ano, prévias de carnaval, eventos beneficentes. O Pinto da Madrugada está sempre circulando pelos eventos da capital. Mais recentemente, ele pôde ser visto na inauguração do Monumento do Pinto do Tabuleiro, próximo ao Braga Auto-Peças, no Tabuleiro dos Martins.

O bloco foi responsável por levantar os fundos da restauração do pintinho de cinco metros de altura, marca registrada da região, mas que, há anos, estava desativado e guardado. "O Pinto da Madrugada tem como uma de suas premissas apoiar e incentivar a cultura alagoana e os símbolos da nossa cidade", completou o diretor do bloco.

Imagem ilustrativa da imagem 21 anos: Pinto da Madrugada desfila hoje na orla de Maceió e arrasta 200 mil
| Foto: FOTO: Ailton cruz

Uma pesquisa feita pelo Observatório da Economia Criativa e da Economia do Turismo do Estado de Alagoas (OBECT) em 2019 apontou que 80,4% de todo o movimento financeiro das prévias carnavalescas na capital alagoana vinham do Pinto da Madrugada. A cifra, de R$ 119 milhões, equivale à 0,5% do PIB da capital no ano.

"A economia criativa é uma realidade em nosso Estado e o Pinto da Madrugada é um propulsor desse movimento. Precisamos, junto com o poder público, valorizar e fortalecer isso. O bloco Pinto da Madrugada é de todos os alagoanos", ressaltou Braga em nota.

A primeira edição do bloco, em 1999, contou com 5 mil foliões. Um ótimo início, mas longe da multidão de 200 mil pessoas que ocupou as ruas em 2019 e que é esperada em 2020.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas