Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

10º Circuito Penedo de Cinema será marcado pela reabertura do Cine São Francisco

Além da reocupação do local histórico, presença de estrelas da sétima arte e formato híbrido são atrações da edição 2020

Começou nessa segunda-feira (23), e vai até o domingo (29), a décima edição do Circuito Penedo de Cinema, que transforma a cidade histórica de Alagoas na capital nacional da sétima arte. Entre as novidades está o formato híbrido, adotado pela organização do evento em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mesmo ocorrendo como tradicionalmente ocorre, presencialmente, toda a programação do circuito também está disponível online, democratizando o acesso em tempos de pandemia, quando a orientação é para que as aglomerações sejam evitadas.

Com mostras de filmes, debates, oficinas, palestras, rodas de conversa, conferências, apresentações artísticas e com a presença de estrelas do cinema brasileiro, o Circuito Penedo de Cinema também faz história ao reinaugurar o Cine São Francisco, após 27 anos do encerramento das atividades do local histórico.

Leia também

Na noite de abertura, uma homenagem ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o lançamento da campanha em celebração aos 60 anos da UFAL foram realizados. Em seguida, a Mostra de Longa Metragem Nacional e a exibição de Aqcua Movie, precedida por um bate-papo entre o diretor Lírio Ferreira, a produtora Chica Mendonça e o ator Antonio Haddad abriram oficialmente a programação de cinema.

A mesma mostra segue até o encerramento do evento oferecendo bate-papos e projeção de ainda mais filmes: Piedade, com presença do diretor Cláudio Assis, dos atores Matheus Nachtergaele e Mariana Ruggiero e da produtora Luana Assis; Três Verões, com a diretora Sandra Kogut e os atores Daniel Rangel e Jéssica Ellen; Jackson: Na Batida do Pandeiro, com o diretor Marcus Villar, o produtor Heleno Bernardo e o editor Thiago Marques; e o alagoano Cavalo, com os diretores Werner Salles e Rafhael Barbosa.

Também há destaque para a Noite de Cinema Alagoano, iniciada com a exibição de curtas-metragens selecionados por curadores da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que acontece todos os anos em Maceió, e seguida pela projeção de Cavalo, obra de repercussão nacional, com bate-papo entre os realizadores.

Imagem ilustrativa da imagem 10º Circuito Penedo de Cinema será marcado pela reabertura do Cine São Francisco
| Foto: FOTO: Divulgação

O Circuito ainda conta com as tradicionais mostras competitivas: o 13º Festival do Cinema Brasileiro, o 10º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e a 7ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental. Neste ano, os filmes concorrentes estão disponíveis no site para exibição e votação durante todo o período de realização do evento (23 a 29 de novembro). Também de modo virtual, estão, na íntegra, os filmes que compõem a Mostra de Cinema Infantil.

Além disso, a Mostra Cineclubista, com funcionamento na Praça 12 de Abril entre 24 e 28 de novembro, exibe filmes com classificação indicativa livre a partir das 19h. No mesmo local, ocorre a Feira de Empreendedores Culturais, iniciada na segunda-feira (23) e encerrada no domingo (29).

Completando a lista de atrações, está o 10º Encontro de Cinema Alagoano, que se configura como braço acadêmico do Circuito e promove diversas ações: apresentação oral de pesquisas, oficinas de roteiro e valor de mercado audiovisual, debates sobre obras filmográficas, painéis a respeito do mercado cinematográfico e rodas de conversa acerca de cinema e sociedade.

A programação na íntegra está disponível no site www.circuitopenedodecinema.com.br.

ABRINDO AS PORTAS DO SÃO FRANCISCO

Imagem ilustrativa da imagem 10º Circuito Penedo de Cinema será marcado pela reabertura do Cine São Francisco
| Foto: FOTO: Divulgação

A data de ontem, 23 de novembro, será lembrada como a data de reinauguração do Cine São Francisco, um marco histórico do cinema brasileiro e da cidade de Penedo.

Joia rara da arquitetura modernista e local dos inesquecíveis festivais nacionais de cinema, a exibição de filmes volta ao Cine SF com a 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema.

A noite de abertura do circuito já consolidado no país pôs fim aos quase 30 anos sem um projetor iluminando a tela e os olhares da plateia, na sala escura do Cine São Francisco.

Inaugurado em 1959, o cineteatro era o maior e mais moderno do Nordeste brasileiro à época, equipado com condicionadores de ar e capacidade de público para cerca de mil pessoas. O investimento feito pelo Comendador José da Silva Peixoto trouxe para o Centro Histórico de Penedo, junto com o Hotel São Francisco, lazer e hospedagem de alto padrão.

Hotel e espaço cultural integrados tiveram seu auge entre 1977 e 1982, período de realização do Festival Nacional de Cinema, evento abandonado pelo poder público e que passou a ser realizado em Gramado-RS.

Com o declínio das salas de cinema no Brasil e a concentração dos equipamentos em shopping centers, o Cine São Francisco também entrou em crise. Sem público, encerrou a exibição de filmes em 1993. Depois disso, apenas alguns poucos eventos (gincana estudantil e festival de tradições populares) foram realizados no local.

Por fim, o Cine SF foi alugado para a realização de cultos evangélicos, até cessar todo tipo de uso. Em período mais recente, quase foi adaptado para funcionar como estacionamento de veículos, ganhando vida nova graças ao Iphan Alagoas e Prefeitura de Penedo.

Um projeto elaborado por essas duas instituições foi apresentado ao Ministério do Turismo, em 2016.

Além de recuperar e modernizar os equipamentos do cineteatro, o majestoso espaço torna-se também o Centro de Convenções da cidade.

Ele reabre praticamente pronto. O novo Cine São Francisco recomeça sua trajetória com a 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema.

"Nós teremos a exibição de filmes no Cine São Francisco de segunda até domingo, quando acontece o encerramento e a premiação. Algumas dessas sessões serão transmitidas pela Internet e todos os filmes das mostras competitivas estarão disponíveis no site do Circuito", explica o professor e cineasta Sérgio Onofre, um dos responsáveis pelo trabalho que trouxe o cinema de volta para Penedo.

Ainda em função da Covid, a lotação do Cine SF será limitada para 240 pessoas, ainda sem as poltronas que estão em processo de licitação pelo governo estadual. Por isso, a disposição dos assentos provisórios obedecerá a regra de distanciamento mínimo entre as pessoas.

No acesso do público, a organização do evento fará aferição de temperatura corporal, disponibilizará álcool 70% e máscara descartável.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas