Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

10 grandes pensadores brasileiros vêm a Maceió para evento gratuito no Teatro Deodoro

“Diálogos Contemporâneos” ocorre de 18 de outubro a 22 de novembro; público pode optar entre acompanhar palestras online ou presencialmente

Maceió receberá dez emblemáticos pensadores para refletir e discutir o Brasil de hoje. O projeto “Diálogos Contemporâneos”, que ocorre entre os dias 18 de outubro e 22 de novembro, levará ao palco do Teatro Deodoro nomes como Elisa Lucinda, Fabrício Carpinejar, Fernando Morais, Ignácio de Loyola Brandão, Mário Prata, Mary Del Priore, Tereza Cruvinel, Renato Janine Ribeiro, Sérgio Vaz e Xico Sá.

Desde a última Bienal Internacional do Livro - aquela edição histórica que ocorreu no Jaraguá - este é o maior evento literário em Alagoas nos últimos anos. Além disso, será o momento de retomar esse tipo de encontro, depois de quase dois anos do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com os organizadores, cada um dos escritores e personalidades fará uma palestra com duração de uma hora, seguida por um debate e sessão de autógrafo. O público poderá participar das conferências presencialmente, no Teatro Deodoro, ou por meio do canal do projeto no Youtube (Diálogos Contemporâneos), sempre a partir das 19h e com acesso gratuito.

De questões latentes, como a guerra cultural que vem engolindo a política e interrompendo diálogos nos últimos anos, até reflexões como a construção da violência contra a mulher no Brasil e o envelhecimento da população, diversos temas devem instigar os conferencistas e os participantes do evento, cujas palestras serão mediadas por 10 alagoanos que se destacam em distintas áreas de atuação, como o escritor e cineasta Nilton Resende e a socióloga Carmen Lúcia Dantas.

“O que buscamos é abordar temas que a sociedade está discutindo no dia-a-dia. Fake news, negacionismo, afetividade, além de outros que consideramos relevantes, como as manifestações culturais que vêm das periferias e a diversidade. E nada mais adequado do que refletir sobre esses assuntos com os escritores e escritoras brasileiras”, diz Marconi Scarinci, presidente da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, promotora e realizadora do projeto.

POR DENTRO DO ASSUNTO

A artista multimídia Elisa Lucinda abordará sua militância por empatia. Ela, que é poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz, também é uma das autoras mais vendidas no Brasil e falará sobre o que chama de “banalização da maldade”, tema recorrente em sua obra.

O célebre Ignácio de Loyola Brandão, imortal da Academia Brasileira de Letras, abordará as pestes e as pandemias nos contextos real e fictício. Enquanto isso, Fernando Morais, autor de biografias como “Olga”, “Chatô” e “O Mago”, irá explorar alguns dos assuntos mais complexos e desafiadores da atualidade, falará sobre fake news, negacionismo, pós-verdade e guerras culturais.

O cronista e dramaturgo mineiro Mário Prata falará sobre o envelhecimento da população brasileira e a adequação dos espaços e da cultura aos que não são mais jovens. O tema é outra questão urgente, não apenas no Brasil.

O projeto é realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, que é uma entidade privada sem fins lucrativos que se dedica à difusão cultural nas áreas de literatura, cinema e música. A realização tem apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Apesar de gratuito, haverá distribuição de ingressos antes de cada palestra. Seguindo as orientações dos protocolos que direcionam o combate à Covid-19 em Alagoas, o teatro funcionará com 75% de sua lotação. De acordo com a produção local, serão obedecidas as demais ações de prevenção ao vírus, como o uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, espaçamento entre as pessoas presentes e uso de álcool em gel.

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO

O quê: Projeto Diálogos Contemporâneos

Quando: De 18/10 a 22/11, sempre às 19h – ingressos distribuídos a partir das 18h

Onde: Teatro Deodoro e Youtube

Informações: www.dialogoscontemporaneos.com

18/10 - “A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira” - Mary Del Priore;

19/10 - “Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito” - Elisa Lucinda;

20/10 - “Mundo digital e sociedade em rede - As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação” - Xico Sá;

01/11 - “Liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação” - Fabrício Carpinejar;

02/11 - “A literatura que vem da periferia” - Sérgio Vaz;

03/11 - “Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil Contemporâneo” - Renato Janine Ribeiro;

08/11 - “Literatura, pestes, pandemias e distopias - ficção e realidade” - Ignácio de Loyola Brandão;

09/11 - “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens” - Mário Prata;

10/11 - “Cenários para um mundo pós-pandemia - O fim do século XX e o futuro que nos espera” - Tereza Cruvinel;

22/11 - “Guerras Culturais - Corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade” - Fernando Morais