Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

10 grandes pensadores brasileiros vêm a Maceió para evento gratuito no Teatro Deodoro

“Diálogos Contemporâneos” ocorre de 18 de outubro a 22 de novembro; público pode optar entre acompanhar palestras online ou presencialmente

Maceió receberá dez emblemáticos pensadores para refletir e discutir o Brasil de hoje. O projeto “Diálogos Contemporâneos”, que ocorre entre os dias 18 de outubro e 22 de novembro, levará ao palco do Teatro Deodoro nomes como Elisa Lucinda, Fabrício Carpinejar, Fernando Morais, Ignácio de Loyola Brandão, Mário Prata, Mary Del Priore, Tereza Cruvinel, Renato Janine Ribeiro, Sérgio Vaz e Xico Sá.

Desde a última Bienal Internacional do Livro - aquela edição histórica que ocorreu no Jaraguá - este é o maior evento literário em Alagoas nos últimos anos. Além disso, será o momento de retomar esse tipo de encontro, depois de quase dois anos do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Leia também

De acordo com os organizadores, cada um dos escritores e personalidades fará uma palestra com duração de uma hora, seguida por um debate e sessão de autógrafo. O público poderá participar das conferências presencialmente, no Teatro Deodoro, ou por meio do canal do projeto no Youtube (Diálogos Contemporâneos), sempre a partir das 19h e com acesso gratuito.

De questões latentes, como a guerra cultural que vem engolindo a política e interrompendo diálogos nos últimos anos, até reflexões como a construção da violência contra a mulher no Brasil e o envelhecimento da população, diversos temas devem instigar os conferencistas e os participantes do evento, cujas palestras serão mediadas por 10 alagoanos que se destacam em distintas áreas de atuação, como o escritor e cineasta Nilton Resende e a socióloga Carmen Lúcia Dantas.

“O que buscamos é abordar temas que a sociedade está discutindo no dia-a-dia. Fake news, negacionismo, afetividade, além de outros que consideramos relevantes, como as manifestações culturais que vêm das periferias e a diversidade. E nada mais adequado do que refletir sobre esses assuntos com os escritores e escritoras brasileiras”, diz Marconi Scarinci, presidente da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, promotora e realizadora do projeto.

POR DENTRO DO ASSUNTO

A artista multimídia Elisa Lucinda abordará sua militância por empatia. Ela, que é poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz, também é uma das autoras mais vendidas no Brasil e falará sobre o que chama de “banalização da maldade”, tema recorrente em sua obra.

O célebre Ignácio de Loyola Brandão, imortal da Academia Brasileira de Letras, abordará as pestes e as pandemias nos contextos real e fictício. Enquanto isso, Fernando Morais, autor de biografias como “Olga”, “Chatô” e “O Mago”, irá explorar alguns dos assuntos mais complexos e desafiadores da atualidade, falará sobre fake news, negacionismo, pós-verdade e guerras culturais.

O cronista e dramaturgo mineiro Mário Prata falará sobre o envelhecimento da população brasileira e a adequação dos espaços e da cultura aos que não são mais jovens. O tema é outra questão urgente, não apenas no Brasil.

O projeto é realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, que é uma entidade privada sem fins lucrativos que se dedica à difusão cultural nas áreas de literatura, cinema e música. A realização tem apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Apesar de gratuito, haverá distribuição de ingressos antes de cada palestra. Seguindo as orientações dos protocolos que direcionam o combate à Covid-19 em Alagoas, o teatro funcionará com 75% de sua lotação. De acordo com a produção local, serão obedecidas as demais ações de prevenção ao vírus, como o uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, espaçamento entre as pessoas presentes e uso de álcool em gel.

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO

O quê: Projeto Diálogos Contemporâneos

Quando: De 18/10 a 22/11, sempre às 19h – ingressos distribuídos a partir das 18h

Onde: Teatro Deodoro e Youtube

Informações: www.dialogoscontemporaneos.com

18/10 - “A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira” - Mary Del Priore;

19/10 - “Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito” - Elisa Lucinda;

20/10 - “Mundo digital e sociedade em rede - As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação” - Xico Sá;

01/11 - “Liberdade, neuroses e depressão em um mundo em mutação” - Fabrício Carpinejar;

02/11 - “A literatura que vem da periferia” - Sérgio Vaz;

03/11 - “Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil Contemporâneo” - Renato Janine Ribeiro;

08/11 - “Literatura, pestes, pandemias e distopias - ficção e realidade” - Ignácio de Loyola Brandão;

09/11 - “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens” - Mário Prata;

10/11 - “Cenários para um mundo pós-pandemia - O fim do século XX e o futuro que nos espera” - Tereza Cruvinel;

22/11 - “Guerras Culturais - Corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade” - Fernando Morais

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas