Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COPA DO MUNDO 2022

EUA segura pressão do Irã, vence por 1 a 0 e vai às oitavas da Copa

Precisando vencer para avançar, americanos marcam no primeiro tempo e se seguram até o fim

Em duelo decisivo pela última rodada do Grupo B, os Estados Unidos venceram o Irã por 1 a 0 nesta terça-feira e garantiram a classificação para o mata-mata da Copa do Mundo. O gol da vitória norte-americana foi marcado pelo camisa 10 Christian Pulisic.

Com o triunfo, os Estados Unidos avançam para as oitavas de final de maneira invicta, na segunda colocação do grupo, com cinco pontos. Já o Irã encerra a sua participação na Copa do Mundo com três pontos somados, no terceiro lugar. No outro jogo do grupo, a Inglaterra venceu o País de Gales e se classificou na liderança, com sete pontos. Os galeses ficaram na lanterna, com apenas um ponto somado.

Nas oitavas de final, os Estados Unidos encaram a Holanda, que avançou na liderança do Grupo A, com sete pontos. O confronto acontece no próximo sábado, às 13 horas (de Brasília), no Internacional Khalifa.

Primeiro tempo

Apesar do clima de tensão criados no pré-jogo pelos fatores geopolíticos, o duelo começou morno na etapa inicial. Foram poucas oportunidades para os dois lados nos primeiros minutos. Os Estados Unidos tinham a posse de bola e ocupavam mais o campo de ataque, mas eram raras as chegadas de perigo.

Aos poucos, porém, os norte-americanos se soltaram mais e passaram a encontrar espaços na defesa iraniana. Assim, os Estados Unidos chegaram ao gol que abriu o placar aos 37 minutos. Sergino Dest recebeu inversão pelo lado direito e cabeceou para o meio da área, encontrando Pulisic, que empurrou para o fundo da rede.

Segundo tempo

No segundo tempo, a seleção iraniana precisou se soltar mais ao ataque em busca do gol de empate. Assim, logo aos seis minutos, Ghoddos se antecipou à marcação e completou o cruzamento, mas mandou por cima do gol.

O atacante que entrou durante o intervalo teve nova oportunidade aos 19 minutos, quando aproveitou a sobra dentro da área e finalizou de primeira, mas a bola passou raspando a trave norte-americana. A arbitragem, contudo, já pegava falta de Taremi na origem da jogada.

Enquanto o Irã seguia com dificuldade nas finalizações para empatar o jogos, os Estados Unidos apostavam no contra-ataque para definir a vitória. Ainda assim, os norte-americanos também não conseguiam completar as jogadas criadas em velocidade. Com isso, os minutos finais foram de tensão, mas com poucas chances claras. Nos acréscimos, os iranianos por pouco não empataram, quando Pouraliganji cabeceou de peixinho e viu a bola tirar tinta da trave.

Assim, os Estados Unidos conseguiram sustentar a vantagem mínima para garantir a vitória e a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo.