Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Ufal sobe em ranking mundial com destaque para pesquisas científicas

Universidade está entre as 10% melhores do mundo e é a 49ª do Brasil

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está entre as melhores instituições na edição 2023 do World University Rankings (CWUR), que foi divulgada este mês.

Entre as 20.531 universidades avaliadas em todo o mundo a Ufal aparece na posição 1.838. O procurador Educacional Institucional, Deiwyd Melo avalia: “Esse é um indicador, porque esses rankings mundiais são feitos por agências que buscam informações entre as universidades que mais produzem, então isso é um ponto bastante positivo pra Ufal”.

Leia também

Enquanto 29 universidades brasileiras caíram na colocação, a Ufal se destacou ao subir no ranking, comparado aos anos anteriores e, nessa contramão, a maior universidade do Estado marca desempenhos em ascensão.

Na pesquisa divulgada ano passado a instituição alagoana estava na posição 51, já na edição 2023 do CWUR encerrou na 49ª colocação entre as melhores universidades do Brasil.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Magna Suzana, uma das razões dessa posição da Ufal no ranking da CWUR foi o impacto do apoio e do investimento institucional na pesquisa, mesmo em meio a cortes orçamentários. Ela destaca que esse é o resultado da priorização da pesquisa na Universidade, e que reflete no ensino e no serviço de qualidade.

“Esta priorização pode ser ratificada a luz de todas as ações que a Propep se empenhou em executar, mas só para citar algumas, a nossa gestão aportou recursos em editais de apoio à pesquisa, editais de publicação de artigos, de bolsa de pós-doutorado, de premiação de teses e dissertações e reconhecimento de mérito dos programas de pós-graduação e editais de manutenção de equipamentos, além de priorizar o pagamento de bolsas de Iniciação científica e Iniciação Tecnológica nos programas Pibic e Pibiti”, reforçou Magna.

A professora também ressalta que a Propep foi pioneira em implantar um edital de concessão de auxílio financeiro ao pesquisador (Instruído na Resolução 64/2019-Consuni Ufal), que tem possibilitado a execução financeira total do Propap desde 2020. “Todo este empenho reverbera no desempenho geral da pesquisa e tem contribuído para nossa ascensão no ranking mundial”, conclui.

Em breve a Propep vai publicar relatório sobre a pesquisa produzida na Ufal, mas já adianta alguns dados sobre a qualidade e o impacto mundial da Universidade com base em plataformas de busca científica.

“Quando olhamos para o desempenho da pesquisa na Ufal, vimos que pelos dados do Scival© o nosso índice H é de 41 pontos. O índice h5 usa uma janela de publicação e citação de cinco anos, e essa maneira é uma forma de rastrear métricas de produtividade de forma justa ao longo do tempo. O índice h5 da Ufal é 41, pois é verdade dizer que cada uma das 41 publicações teve pelo menos 41 citações”, explica os dados da Figura 1 em anexo.

Ela também esclarece que o índice h fornece informações sobre o desempenho dos pesquisadores e áreas de pesquisa, e avalia o contexto da Ufal apresentando figuras extraídas de plataforma referência: “Nos últimos três anos e meio temos ascendido em inúmeros aspectos e métricas de acompanhamento da pesquisa, inclusive em colaborações internacional, como mostram as Figuras 2, 3 e 4; e em qualidade de publicações, demonstrada na Figura 5.

A Ufal tem 82,1% de publicações com colaboração nacional e internacional. E a maioria das citações (14.612) foram a partir dos trabalhos produzidos com pesquisadores de outros países. “Mais do que nunca a equipe da Propep tem intensificado os esforços para elevar as nossas posições e oferecer uma Universidade mais justa, inclusiva e diversa para nossa sociedade, seja por meio do ensino, da extensão e/ou da pesquisa. E, mais uma vez, os nossos pesquisadores, docentes e seus estudantes, merecem o nosso reconhecimento, pois a conquista é de todos nós que fazemos a Ufal”, finalizou Magna.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas