Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Repleto de comissionados, Procon/AL é notificado pelo MPE a realizar concurso

Promotora Norma Sueli constatou que autarquia mantém 14 dos 15 colaboradores de maneira precária

A promotora de Justiça Norma Sueli Tenório de Melo Medeiros notificou a direção do Procon de Alagoas, para que se adote providências urgentes no sentido de realizar concurso público para preenchimento de cargos efetivos – e vagos – na autarquia. Ela tomou esta medida após constatar que 14 dos 15 colaboradores são comissionados.

A representante do Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que o Procon Estadual informe, no prazo de 90 dias (improrrogável), a proposta de cronograma de realização do certame. Propôs, inclusive, que, em até 120 dias, depois que o processo licitatório for concluído, o edital do concurso seja publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Leia também

Paralelo a isto, pediu que o MPE seja informado acerca das medidas adotadas para o cumprimento da notificação, no prazo de 20 dias úteis. Se nada for feito, a promotora adverte que a direção da autarquia poderá responder por ato de improbidade administrativa.

Norma Sueli Medeiros disse que há notícia de fato instaurada na Promotoria de Justiça para investigar a denúncia de que não há cargos providos por concurso público no Procon Alagoas. O órgão já havia confirmado que a maioria absoluta dos colaboradores é comissionada.

“O serviço prestado pelo Procon/AL reveste de essencialidade, haja vista a defesa do consumidor ter sido erigida à categoria de direito fundamental, de acordo com o art. 5º, XXXII, da CF/88, a fim de garantir a prestação de serviços de qualidade à sociedade”, destacou a promotora, na recomendação publicada na edição desta quarta-feira (10), do Diário Oficial Eletrônico do MPE.

Ela acrescenta que o problema apresentado precisa ser enfrentado imediatamente pelo Procon/AL, para solução definitiva. E atesta que isto só acontecerá com a realização de concurso público para o preenchimento das vagas disponíveis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas