Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Qualidade no ensino não tem avanços desde 2013 na América Latina

Estudo divulgado pela Unesco mostra que 60% dos alunos da 6ª série do ensino fundamental não atingem níveis mínimos em leitura e matemática

Dados do novo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce 2019), divulgado nesta terça-feira (30/11) pela Unesco, mostram que a região da América Latina e o Caribe enfrenta uma crise educacional que continua criando obstáculos no progresso da aprendizagem fundamental. Desde 2013, não houve avanços significativos na qualidade de ensino na maior parte dos países integrantes.

Segundo o Erce 2019, uma grande proporção de crianças na região está sendo deixada para trás. Em média, mais de 40% dos alunos da 3ª série e mais de 60% dos alunos da 6ª série do ensino fundamental não conseguem atingir o nível mínimo de competências básicas em leitura e matemática como deveriam.

Leia também

O estudo revelou que os alunos no nível mais baixo de desempenho em leitura, na 3ª série, não são capazes de localizar informações em um texto sem apresentar dificuldades. Já na 6ª série, os alunos não conectam, por exemplo, ideias apresentadas em diferentes partes de um texto.

Já em matemática, alunos da 3ª série que estão no nível mais baixo de aproveitamento não escrevem números inteiros até 9.999. Enquanto isso, aqueles que estão na 6ª série não conseguem resolver problemas que requeiram interpretação de informações ou que envolvam duas ou mais operações, incluindo multiplicação ou divisão.

Ao todo, o Erce 2019 avaliou 160 mil alunos de 4º e 7º ano do ensino fundamental ou séries equivalentes nos países participantes: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. As provas avaliaram o desempenho em leitura, escrita e matemática.

No caso do 7º ano, também foi avaliada a área de ciências naturais.

Estudo revela avanço na aprendizagem no Brasil

Já o Brasil apresentou bons resultados, com o avanço na aprendizagem de alunos do 4º e do 7º ano do ensino fundamental. Segundo o estudo, o país aumentou suas notas em todas as áreas avaliadas (leitura, escrita, matemática e ciências naturais), em comparação à avaliação anterior, realizada em 2013. Todas as pontuações brasileiras também estão acima da média dos 16 países que participaram do estudo.

Ao todo, 8.871 estudantes brasileiros participaram do estudo. Destes, 4.522 cursavam o 4º ano e 4.349, o 7º.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas